Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

A Samsung tem dois smartphones top de linha que são boas opções de compra para os usuários: o Galaxy S6 e o Galaxy Alpha. Mas qual deles é, em definitivo, o melhor produto? O TechTudo responde no comparativo abaixo, levando em conta vários fatores importantes.

Testamos o Galaxy S6 Edge. Veja se o top da Samsung vale o preço 'salgado'

Galaxy S6 ou Galaxy Alpha? Qual é o melhor smartphone da Samsung? (Foto: Arte/TechTudo)Galaxy S6 ou Galaxy Alpha? Qual é o melhor smartphone da Samsung? (Foto: Arte/TechTudo)

Desempenho: S6

O Galaxy S6 tem processador octa-core Exynos 7420 composto por um quad-core de 1,5 GHz e outro de 2,1 GHz. Sua memória interna pode ser de 32 GB, 64 GB ou 128 GB, a memória RAM é de 3GB e ele tem uma bateria de 2550 mAh. O Galaxy Alpha não fica muito atrás, com octa-core Exynos 5 5430, com chips quad-core de 1,8 GHz e 1,3 GHz, 2 GB de RAM, 32 GB de memória interna e bateria de 1860 mAh.

galaxy-s6-edge-home (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Novo top, Galaxy S6 tem desempenho bem melhor (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

A diferença pode não parecer tão grande, mas não há dúvidas de que o S6 é bem mais potente. Os testes de desempenho comprovam isso. O S6 já alcançou 1663 pontos no Basemark OS II, 1641 no Basmark OS II 2.0 e 22752 no Basemark X. Uma “lavada” em relação ao Galaxy Alpha, que somou apenas 915, 1054 e 11065, respectivamente. Clara vantagem do modelo de 2015 contra o Alpha, que saiu no ano passado.

Para quem não quer se prender somente aos números, tudo isso indica que o S6 é uma opção mais indicada para ações de alto nível, como reprodução de conteúdo em alta definição, uso de múltiplos aplicativos “simultaneamente”, jogos e programas que exigem excelente qualidade gráfica e desempenho, etc. O Alpha aguenta tudo isso, mas o S6 oferece uma experiência mais suave e garantia de funcionamento melhor por mais tempo.

Funcionalidades: S6

O Galaxy S6 tem dois pontos de vantagem em relação ao Galaxy Alpha nos recursos: porta infravermelha, que pode fazer com que ele seja usado como controle remoto, e o sistema de pagamentos Samsung Pay. De resto, eles são iguais, com 4G, Bluetooth e WiFi, além de GPS, NFC, micro USB e múltiplos sensores. O S6 ainda tem um recurso de carregamento sem fio. Nenhum deles é à prova d’água.

Alpha tem menor preço, visual arrojado e só (Foto: Divulgação)Alpha tem menor preço e visual arrojado. (Foto: Divulgação)

Sistema operacional: S6

Ambos têm o Android como plataforma, porém em versões diferentes. O S6 já conta com sua edição mais recente, o Android 5.0 (Lollipop), na versão 5.0.2, além de ter a nova interface Touchwiz da Samsung, com visual mais limpo e menos aplicativos nativos. O Alpha tem Android 4.4 (KitKat) e seu update para o 5.0 está planejado, mas ainda não foi lançado.

Tela do Galaxy S6 Edge tem resolução impressionante (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)S6 tem hardware e software melhores (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Ou seja, o S6 tem um sistema mais completo, com mais correções de bugs, funções que não estavam presentes anteriormente, e ainda conta com a elogiadíssima nova interface visual feita pela Samsung para ele. Portanto, além de um hardware melhor, ele ainda tem uma melhor versão do software principal.

Apple ou Samsung? Veja qual tem o melhor custo-benefício em celulares

Câmeras: S6

A “surra” do S6 continua na hora de fotografar e filmar. Ele tem sensores melhores, maior quantidade de recursos e um diferencial super importante: estabilizador de imagens. Para quem quer tirar ótimas fotos e fazer vídeos de qualidade, inclusive com baixa luz, vale um investimento a mais no S6.

Ele conta com 16 megapixels e vídeos em 2160p com a câmera traseira, que tem estabilizador, autofoco, Flash LED e muito mais, além de fotos com 5 megapixels e vídeos em 1440p na câmera frontal. Já o Alpha tem só 12 MP com 2160p e 2.1 MP, respectivamente.

Galaxy S6 tem design todo metático (Foto: Isadora Díaz/TechTudo) (Foto: Galaxy S6 tem design todo metático (Foto: Isadora Díaz/TechTudo))Galaxy S6 tem design todo metálico (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Display: S6

A tela do S6 é maior e melhor do que a do Alpha. Normalmente, telas grandes tendem a ter uma resolução um pouco menor, o que não acontece neste caso. O smart tem incríveis 1440 x 2560 pixels em 5,1 polegadas, logo, tem uma densidade, aproximada, de 577 pixels por polegada.

É esse número que indica a qualidade do display. Quanto mais pixels por polegada, a imagem será melhor definida. E se for feita uma comparação com o Alpha, ele tem uma tradicional resolução de 720 x 1280 pixels, em 4.7 polegadas, o que gera um ppi muito inferior: cerca de 312.

O que não chega a ser ruim, mas não está na linha do Galaxy S6, que tem uma das melhores telas Super AMOLED do mercado, nem de outros smartphones que têm o display bom, como iPhone 6 Plus, com 401 ppi, e Xperia Z3, com 424 ppi. Portanto, vantagem clara do S6. Ambos têm Gorilla Glass 4 para proteção do display.

Detalhe dos ícones da tela curva do Galaxy S6 Edge (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Detalhe dos ícones da tela curva do Galaxy S6 Edge (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Design e Dimensões: Alpha

Uma vantagem do Alpha é seu corpo mais compacto. Em termos de visual, eles são, basicamente, iguais. Com acabamento em metal, deixando para trás uma “tradição” criticada por muitos da Samsung: o uso do plástico até mesmo nos seus aparelhos principais. Entretanto, as dimensões do Alpha são mais agradáveis.

Apesar de o S6 ser o mais compacto da linha S, mesmo com tela de 5,1 polegadas, o Alpha consegue ser ainda melhor. Mede 132,4 x 65,5 x 6,7 mm e pesa só 115 gramas. Menos do que os 143,4 x 70,5 x 6,8 mm e 138 gramas do S6. A diferença não chega a ser enorme, mas o Alpha é menor, mais baixo, mais fino e mais leve. Incontestável.

Galaxy S6 pode vir com corpo metálico parecido com o do Galaxy Alpha (Foto: Divulgação/Samsung) (Foto: Galaxy S6 pode vir com corpo metálico parecido com o do Galaxy Alpha (Foto: Divulgação/Samsung))Galaxy Alpha é menor, mais baixo, mais fino e mais leve que o Galaxy S6 (Foto: Divulgação/Samsung)

Preço e disponibilidade: Alpha

O Galaxy S6, lançado no Brasil no último dia 14, pode ser encontrado por R$ 3.299, o que é bem salgado, porém “aceitável” para smarts top de linha. O Galaxy Alpha, já no mercado há algum tempo, não costuma passar de R$ 2 mil em sua versão desbloqueada. Ponto para o Alpha.

Qual é o smartphone mais esperado de 2015? Comente no Fórum do TechTudo

Conclusão: S6

A diferença é significativa. E a favor do S6, em todos os aspectos de hardware e software. A favor do Alpha, somente no preço – e o fato não tão relevante de ter as dimensões do aparelho um pouco menores. Para quem tem dinheiro para investir, o S6 é a melhor opção.

Apesar da diferença de preço, é um aparelho premium, top de linha, considerado, até agora, o melhor de 2015 por muitos especialista, e que vai ser uma opção para durar anos nas suas mãos. O Alpha tem um preço quase de top por um produto que é apenas intermediário. Vale mais comprar um “concorrente” ou optar pelo S6.

Tabela comparativa com as especificações técnicas do Galaxy S6 e Galaxy Alpha (Foto: Arte/TechTudo)Tabela comparativa com as especificações técnicas do Galaxy S6 e Galaxy Alpha (Foto: Arte/TechTudo)

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.