Os servidores de DNS (Domain Name System) são a porta de entrada que os roteadores usam para conectar-se à internet. A partir deles, é possível que o roteador consiga uma conexão mais rápida ou não. Eles são responsáveis por converter os nomes de domínio (ex: techtudo.com.br) em endereços de IP reais da web (ex: 186.192.81.152). Por padrão, o roteador usa os servidores de DNS que a operadora de internet julga ser confiáveis, podendo ou não ser um problema.

Empresas conhecidas como o Google, CloudFlare, OpenDNS e Norton oferecem bons servidores gratuitos para o público em geral. Utilizar um desses servidores ou até mesmo o obter um de domínio próprio pode proporcionar várias melhorias na conexão, desde o aumento na segurança até melhorias de velocidade no carregamento de páginas. Veja, a seguir, como alterar o DNS de roteadores Huawei, para ter internet mais rápida.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo.

Você pode alterar o servidor de DNS diretamente no roteador, dispensando a parte cansativa de ter que configurar em todos os dispositivos conectados à sua rede. Nos roteadores da Huawei a alteração é feita diretamente no painel de configurações e não exige muitos conhecimentos de informática.

Uma Internet mais rápida e segura alterando o DNS

Antes de começar, separamos alguns servidores DNS de empresas conhecidas. A lista tem tanto servidores IPV4 quanto IPV6.

Passo 1. No navegador, digite o endereço de IP do roteador – costuma ser "192.168.0.1", sem aspas. Se estiver com dúvidas a respeito do endereço, confira este tutorial ou assista ao vídeo abaixo;

Passo 2. Ao digitar o endereço de IP correto e teclar "Enter", você será redirecionado para a página de login. Insira o usuário e a senha, que por padrão são "telecomadmin" e "admintelecom" (sem aspas), respectivamente. As informações de credenciais podem ser encontradas tanto no manual como na parte de baixo do produto;

Passo 3. No menu superior clique em "WAN" e, em seguida, no submenu lateral "WAN Configuration";

Passo 4. Marque a caixa da conexão que você pretende alterar o servidor de DNS. Normalmente, só existe uma opção;

Passo 5. R

... ole a página até o fim e marque a caixa da opção "Enable DNS Override". Em "Primary DNS Server" insira o servidor de DNS primário e em "Secondary DNS Server" o servidor secundário. Clique no botão "Apply" para registrar as alterações no roteador;

Erro de DNS: como resolver? Veja no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.