O aplicativo Quick Apps, da empresa chinesa Xiaomi, foi bloqueado pelo Google Play Protect nos dispositivos de alguns usuários, supostamente por apresentar riscos à segurança de seus dados. De acordo com relatos, ao tentar atualizar o app, surge um aviso do programa do Google em forma de pop-up. A mensagem diz que "este aplicativo pode coletar dados que poderiam ser usados para te rastrear".

O software não está disponível para download na Google Play Store, mas vem instalado de fábrica em celulares da marca chinesa. Mesmo assim, o Google Play Protect escaneia todos os aplicativos presentes no smartphone. O TechTudo entrou em contato com a assessoria da Xiaomi para obter um posicionamento sobre o assunto, mas não houve resposta até a publicação desta matéria.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como apontado pelo site PiunikaWeb, um relatório realizado no início deste ano afirmava que o aplicativo da Xiaomi possui acesso a mais de 55 permissões no dispositivo de seus usuários, permitindo assim a coleta de uma grande quantidade de informações, como números IMEI e dos cartões SIM, credenciais dos usuários e até mesmo gravar áudio e vídeo.

Todos os dados coletados são armazenados no próprio dispositivo do usuário e, ainda de acordo com o relatório, aparentemente são utilizados pela empresa chinesa para o envio de anúncios direcionados. Até o momento, não está claro por que o Play Protect bloqueou a atualização do Quick Apps. É provável, no entanto, que o aplicativo tenha tido alguma mudança relevante para que o sistema do Google o identif

... icasse como ameaça.

Qual o site oficial da Xiaomi no Brasil? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.