O QR Code é um código de barras em 2D apresentado em forma digital ou impressa e que, ao ser lido, permite abrir links para páginas da Internet, imagens, textos e conteúdos diversos pelo celular. É possível fazer a leitura de um QR Code usando as câmeras nativas do Android e do iPhone (iOS) ou aplicativos externos, que fornecem opções extras, como a leitura de códigos capturados e armazenados na galeria.

Outros aplicativos do gênero permitem ainda criar seu próprio QR Code e armazenar um histórico de códigos lidos. Confira, na lista a seguir, cinco aplicativos grátis com a função de leitor de QR Code pelo celular.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Kaspersky QR Scanner

O Kaspersky QR Scanner, disponível para Android e iPhone, faz a leitura do código e exibe seu conteúdo de forma imediata. Um atalho dentro do app permite acionar a lanterna da câmera para facilitar a leitura em ambientes escuros. O aplicativo armazena um histórico de códigos lidos, que podem ser recuperados e acessados posteriormente.

2. QR Code Reader

O QR Code Reader está disponível para Android e faz a leitura do código rapidamente. Após reconhecê-lo, o app exibe o endereço URL para que o usuário confirme a procedência do link e, então, possa abri-lo com segurança. Pelo aplicativo, é possível escanear QR Codes contidos em imagens da galeria do celular, ideal para ler códigos printados da Internet, por exemplo.

3. QR Reader for iPhone

O QR Reader for iPhone é um aplicativo que faz a leitura imediata de QR Codes em aparelhos da Apple. Além de usar a câmera, o app lê os códigos de imagens salvas na galeria e permite que o usuário crie seus próprios QR Codes, que podem direcionar para um link da Internet, textos, números de telefone, geolocalização, endereços de e-mail, entre outras possibilidades.

O app também registra um histórico de links e permite ativar o flash da câmera. Entre outras funções, estão um leitor de Sudoku, que reproduz o jogo na tela do celular para que o usuário complete os números, e um scanner que transforma documentos em PDF.

4. Câmera do iPhone

A câmera nativa do iPhone permite escanear QR Codes de forma fácil. Basta abrir o app e apontar a câmera para o código. O iOS fará a leitura imediatamente e exibirá o link identificado em uma notificação na tela. Então, basta tocar na mensagem para abrir o conteúdo.

5. Câmera do Android

A câmera do Android também

... faz a leitura de QR Codes. Para isso, basta apontar a câmera na direção do código para que o sistema faça o escaneamento — caso não funcione imediatamente, toque sobre o código para que a câmera consiga focar na imagem. O Android exibirá o link na tela e permitirá que o usuário abra seu conteúdo ou copie o texto para a área de transferência.

Celular não consegue ler QR Code: o que fazer? Veja no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.