A Microsoft revelou novidades sobre o Windows 10 para smartphone durante a Build 2015, em São Francisco, e através do programa Windows Insider. O TechTudo testou a nova plataforma da empresa, que ainda tem muitos aplicativos inacabados e mudanças parcialmente implementadas. Se você quer saber o que esperar da versão final do sistema, confira o que o Windows 10 ainda pode trazer para os Lumias.

Entenda como Windows 10 vai rodar aplicativos para Android e iPhone

Windows 10 para smartphone já está disponível para testes mas deve mudar até versão final (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Interface renovada

A interface do Windows 10 já mudou muito em comparação às versões anteriores e isso deve se aprofundar na versão final do sistema. Além do papel de parede, é provável que a tela inicial ganhe novas formas de personalização, como tamanhos diferentes de live tiles e diferentes graus de transparência para as mesmas.

Windows 10 para smartphones apresenta novos elementos visuais e interface mais rica (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

O novo estilo de botões e barras encontrados na atual versão técnica deve ser levado a todos os aplicativos da empresa. O Windows 10 terá aparência gráfica mais rica do que as versões anteriores do sistema, com o uso de títulos e fontes menores e unificando menus em botões “sanduíches”, como já é encontrado no Android e iOS.

Maior integração com computadores e outros dispositivos

A palavra de ordem da Microsoft nos últimos meses é, sem dúvida, integração. O maior exemplo disso é que agora o sistema de celulares será apenas Windows 10, o mesmo que estará presente em computadores, tablets, Xbox One, HoloLens e Internet das Coisas (IoT).

Windows 10 estará disponível em diversos aparelhos segundo Microsoft (Foto: Divulgação/Microsoft)

O primeiro passo para essa integração é que a loja de aplicativos será uma só e você poderá acessá-la tanto no smartphone como no computador. Além disso, a central de notificações será sincronizada com os computadores e você poderá ler os avisos do seu telefone sem ter que pegá-lo a todo momento.

Há ainda expectativas para que seja possível fazer chamadas e enviar SMS no PC, similar à continuidade encontrada entre iPhone, iPads e Macs, da Apple. Até agora, porém, isso não foi confirmado.

Apps em todos os lugares

Um dos grandes trunfos da Microsoft são os Windows Apps, anteriormente batizados de Universal Apps. Com eles, a empresa pretende que o usuário possa usar o mesmo aplicativo dos celulares no computador, com algumas adaptações. Além disso, será necessário comprá-los apenas em um dispositivo e poderá instalar gratuitamente nos demais.

... mg.com/6D59BxCQro6BDKWQUsSbwUrUfp4=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2015/04/30/windows-10-smartphones-preview-phone-review-13.jpg" alt="Outlook Mail, Spartan e Mapas são alguns apps do Windows 10 já compartilhados entre plataformas (Foto: Reproduçao/Elson de Souza)" height="381" width="695">Outlook Mail, Spartan e Mapas são alguns apps do Windows 10 já compartilhados entre plataformas (Foto: Reproduçao/Elson de Souza)

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo

O Windows Apps já foram adotados em alguns programas nativos do sistema, como fotos, contatos, e-mail e calendários. O navegador Microsoft Edge, por exemplo, deve oferecer uma experiência sincronizada entre os dispositivos da empresa e possivelmente com telefones Android e iOS.

Por fim, alguns rumores apontam que a Microsoft pode lançar um top de linha capaz de rodar aplicativos de computadores e funcionar como um PC quando ligado a um monitor, mouse e teclado. A empresa, inclusive, já mostrou o Continuum durante a Build 2015, com o qual o smartphone pode exibir uma interface similar à do computador quando conectado a esses acessórios. O suporte a apps do PC não seria algo impossível, considerando os passos recentes da companhia, mas nada foi revelado oficialmente sobre o assunto.

Mais aplicativos

Com a abertura da Microsoft, mais apps poderão chegar aos smartphones da empresa (Foto: Allan Mello/TechTudo)

Durante a Build 2015, em São Francisco, a Microsoft apresentou uma novidade bastante aguardada: o suporte a apps do Android e do iOS. A partir do Windows 10, os desenvolvedores poderão utilizar os códigos dos seus apps na plataforma rival para criar uma versão para os smarts Lumia na Windows Store.

Ainda não há garantia que o recurso atrairá novos desenvolvedores ou os grandes apps. No entanto, a expectativa é que o Windows 10 para smartphones se torne mais atrativo e facilite a atualização dos aplicativos, grande problema encontrado no Instagram e Facebook.

Melhorias na câmera

Novos recursos indicam que a câmera dos aparelhos Lumia serão melhoradas (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Um dos grandes atrativos da linha Lumia é a câmera dos smartphones e a Microsoft pretende dar uma atenção especial a isso. O Lumia Camera vai virar o app padrão do sistema, oferecendo controle manual de elementos da fotografia e diferente modos de captura de imagem.

Até agora, foram confirmadas a gravação em câmera lenta, filmagem em altíssima resolução 4K (2160p) e com recurso HDR, que pode ajudar na qualidade das imagens. Isso, no entanto, deve variar de acordo com os configurações do smartphone. Confira aqui mais novidades aguardadas para a câmera.

Novas funcionalidades

O Windows 10 também deve ganhar novos truques em sua versão final. A Microsoft confirmou que o sistema terá suporte ao padrão USB-C, coma na versão prévia, que já é capaz reconhecer mouse e teclados sem fio. Haverá ainda a possibilidade de se conectar a pendrives, monitores externos e controles USB para jogos.

Windows 10 trará novos recursos para conexão USB em smartphones (Foto: Divulgação/Microsoft)

A assistente virtual Cortana também deve ficar mais esperta, ganhando melhorias da Microsoft, e atenderá aos usuários também nos computadores. Além disso, uma das grandes expectativas dos brasileiros é que ela aprenda português, especialmente depois de a Siri ganhar essa habilidade.

Assim como o iOS e o Android, o Windows deve ganhar em breve um sistema de pagamento próprio. A Microsoft, inclusive, registrou uma empresa chamada Microsoft Payments para gerenciar transferências via cartão de crédito. Para isso, os smartphones devem usar aproximação NFC ou outra tecnologia.

Novo top de linha

Já se vai um ano desde que a empresa lançou o Nokia Lumia 930, o último top de linha da empresa. De lá pra cá, a empresa promoveu uma verdadeira enxurrada de telefones de médio e baixo custo, grande parte já disponível no Brasil. A espera por um telefone poderoso, porém, pode estar prestes a acabar.

Lumia 930 finalmente ganhará um sucessor equipado com Windows 10 (Foto: Divulgação/Microsoft)

Rumores divulgados durante a última semana, dão conta que a empresa prepara os Lumias 940 e 940 XL, que seriam um top smart comum e um top foblet “gigante”. Os telefones chegariam até junho com configurações de ponta e incluiriam muitas novidades relacionadas ao Windows 10, como um sistema de toque tridimensional e leitor de íris.

Windows Hello

A Microsoft quer acabar com as senhas. A ideia da empresa é fazer com que os usuários possam desbloquear seus dispositivos e acessar os serviços da empresa utilizando métodos alternativos à digitação de palavras-chaves.

Entre as tecnologias suportadas estarão a impressão digital, leitura de íris e reconhecimento facial. A novidade, porém, deve demandar hardware específico, o que impossibilitaria que os celulares atuais possam utilizá-la.

Migração do Android

Uma última cartada da Microsoft para ganhar espaço com o Windows foi revelada nas últimas semanas. A empresa, em parceria com a Xiaomi, estuda a possibilidade de transformar smartphones Android em Windows 10. Isso poderia ser um ótimo atrativo para quem está insatisfeito com o sistema do Google.

Microsoft quer lançar programa capaz de transformar Android no novo Windows 10 (Foto: Divulgação/Microsoft)

A novidade já está em testes com um número bastante limitado de usuários na China e suporta apenas o modelo Xiaomi Mi 4, que deve chegar ao Brasil em breve. A Microsoft ainda não confirmou se vai levar a novidade para as demais marcas e se vai suportar novos aparelhos.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.