A AppGalery é a loja de aplicativos desenvolvida pela Huawei para os celulares da marca. Após a recente polêmica com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, essa foi a opção que a empresa encontrou para que os usuários consigam ter acesso a diferentes apps em seus aparelhos. O Huawei Developer Day Brasil aconteceu pela primeira vez no Brasil nesta quinta-feira (5) para mostrar funcionalidades da loja virtual e incentivar a criação de novos aplicativos brasileiros dentro da plataforma.

Durante o evento, a empresa também apresentou a Huawei Assistant, uma assistente virtual exclusiva dos smartphones da marca. A seguir, entenda o que é a AppGalery, quais são os aplicativos disponíveis na loja e saiba mais sobre a nova assistente virtual.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A AppGalery foi criada em 2013 na China, mas só ficou disponível mundialmente em 2018. A plataforma de download de aplicativos cumpre o mesmo papel da Google Play Store presente em outros celulares Android. Agora, após a proibição de Donald Trump que impediu a marca de negociar com o Google, a fabricante está incentivando desenvolvedores brasileiros a criarem apps para sua própria loja.

Segundo Daniel Dias, gerente de Go-To-Marketing da Huawei no Brasil, os celulares vendidos atualmente no país ainda vêm com a Play Store, já que os modelos foram lançados antes das restrições do presidente dos Estados Unidos. Desta forma, o usuário que comprar os celulares de maneira oficial no Brasil consegue ter acesso normal a todos os apps disponíveis para o sistema Android, como WhatsApp, Instagram, Facebook, TikTok etc.

Para evitar problemas com os celulares que serão lançados no futuro, a Huawei vem investindo em incentivos para que desenvolvedores de aplicativos tenham interesse em criar novos apps dentro da plataforma chinesa. Assim, caso a restrição com o Google continue, o público que comprar um aparelho nos próximos anos vai ter acesso a uma variedade de conteúdos, além de mais uma opção de loja para baixar seus programas. Nos modelos que estão à venda, a AppGalery já aparece na pasta de programas nativos do sistema. Dessa forma, os usuários não vão precisar recorrer a APKs para baixar aplicativos populares em seus aparelhos, por exemplo.

O evento também serviu para anunciar oficialmente no Brasil a Huawei Assistant, assistente virtual da marca que funciona de forma parecida com as sugestões da Siri, do sistema iOS, mas produzida exclusivamente para celulares Huawei. Sua função é exibir, de acordo com o uso de aplicativos, recomendações em formato de atalhos para facilitar a usabilidade e tra

... zer mais agilidade no dia a dia. A novidade já está disponível nos celulares da marca e, segundo a empresa, o próximo passo é que a assistente virtual consiga interagir por voz com os usuários nos celulares, assim como a Google Assistente já faz em smartphones.

* O jornalista viajou para São Paulo a convite da Huawei

Huawei comprado fora funciona no Brasil? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.