Star Warspode não considerar mais seus antigos jogos como parte da cronologia oficial da série, mas eles ainda existem e são vendidos em lojas digitais, em muitos casos. Relembre nestes “Star Wars Day” alguns dos maiores clássicos da saga cinematográfica, que expandiram a história e personagens em aventuras virtuais nos consoles e PC.

Star Wars: games passam a não contar mais na história; entenda

Os melhores jogos do Universo Expandido de Star Wars (Foto: Divulgação)

Star Wars Rebel Assault

Star Wars: Rebel Assault pode ser considerado um dos primeiros jogos a fazer uso do chamado Universo Expandido da série, ou seja, com sagas que não são necessariamente as mesmas do cinema, mas com personagens que vivem no mundo da saga. Lançado para PC em 1993, ele leva o jogador a controlar um piloto de naves a serviço da Aliança Rebelde.

Rebel Assault era quase uma releitura dos filmes (Foto: Divulgação)

Ao mesmo tempo, este é um jogo que leva certa confusão à série, principalmente por modificar elementos dos filmes. O personagem principal era um piloto conhecido como “Rookie One”, ou Calouro Um, que era uma espécie de Luke Skywalker modificado. Além disso, é ele que destrói a Estrela da Morte no game, a exemplo de Luke nos filmes. Confuso, porém divertido e que merece ser lembrado.

Star Wars Shadows of the Empire

Star Wars: Shadows of the Empire foi o grande marco em termos de games do Universo Expandido da série. Esse foi o primeiro jogo de destaque da saga na era 3D, com uma história totalmente inédita e com cenas produzidas especialmente para esta aventura.

Star Wars Shadows of the Empire trazia história inédita (Foto: Divulgação)

O título saiu para Nintendo 64 em 1996 e, no ano seguinte para PC. No controle do mercenário Dash Rendar, a missão principal era resgatar a princesa Leia das mãos do príncipe Xizor, um tipo de gangster do universo de Star Wars, com o auxílio de Luke Skywalker.

Star Wars Knights of the Old Republic

Star Wars: Knights of the Old Republic é um título mais recente desta lista. Ele saiu em 2003 para o primeiro Xbox e também para PC. Aqui, porém, os jogadores voltavam mais de 4 mil anos antes das aventuras do cinema, mostrando a Velha República, durante o renascimento dos Sith, principais inimigos dos Cavaleiros Jedi.

Star Wars Knights of the Old Republic (Foto: Divulgação)

Até hoje ele é lembrado como um dos melhores games da saga Star Wars já lançados. Muitos personagens marcantes participam da aventura, que é um RPG bem elaborado e com diálogos em enorme quantidade, marcando ainda uma narrativa densa e extensa. Pouco deve ser falado a respeito de sua história por ser um jogo recente e por conta de suas reviravoltas incríveis na trama.

Star Wars Jedi Knight: Jedi Academy

Star Wars Jedi Knight: Jedi Academy saiu na mesma época de Knights of the Old Republic, mas não teve tanto sucesso com o grande público, apesar de ter sid

... o um grande hit entre os fãs da saga. Ele saiu também para PC e Xbox, com uma aventura em terceira pessoa e mais focada na ação – principalmente em termos de combates com sabres de luz.
Star Wars Jedi Knight: Jedi Academy com Padawans (Foto: Divulgação)

Jedi Academy colocava o jogador no comando de um Padawan, um aprendiz de Jedi, que era treinado pelo próprio Luke Skywalker e Kyle Katarn, amigo de Luke e personagem originário de outros games e que também teve grande participação nos livros e quadrinhos da série.

Star Wars The Force Unleashed

Star Wars: The Force Unleashed foi lançado em 2008 para Xbox 360, PlayStation 3, PC e outros sistemas. Desde seu anúncio ele foi um game envolto em polêmicas, tudo por conta de seu personagem principal, o Sith em treinamento Starkiller, aprendiz de Darth Vader.

Star Wars The Force Unleashed com Starkiller (Foto: Divulgação)

Apesar da polêmica, o jogo rendeu elogios dos fãs e é uma verdadeira aventura de ação exagerada, já que os poderes da Força de Starkiller ultrapassam qualquer outro visto na saga inteira. Com o tempo, o personagem mostrou sua importância para a saga, incluindo uma participação na Aliança Rebelde, o que rendeu até mesmo uma sequência, que não foi tão boa quanto o primeiro jogo.

Star Wars Republic Commando

Star Wars: Republic Commando chegou ao Xbox e PC em 2005, contando a saga do pelotão Delta de Clone Troopers e seus combates durante a Guerra dos Clones. Sua origem veio dos livros da série, mas que serviram para pavimentar a história do jogo, que é repleta de violência e combates agressivos.

Star Wars Republic Commando (Foto: Divulgação)

O título é um dos mais violentos da saga Star Wars, por ser um verdadeiro game de tiro em primeira pessoa e com extrema dificuldade. Tínhamos elementos de administração de esquadrão e cooperatividade ativa entre os membros do pelotão Delta. Um modo multiplayer, como esperado em um FPS moderno, também estava presente.

Star Wars Dark Forces

Star Wars: Dark Forces marca a estreia de Kyle Katarn no Universo Expandido de Star Wars, o mesmo Kyle que aparece anos mais tarde, em Jedi Academy. Aqui ele é ainda um agente a serviço da Aliança Rebelde, que tem que trabalhar duro para invadir as colunas imperiais e roubar planos sombrios dos vilões.

Star Wars Dark Forces apresentou Kyle Katarn (Foto: Divulgação)

O jogo também é um tiro em primeira pessoa, mas foi lançado em 1995 para PC e no ano seguinte no PSOne. Seus gráficos lembram bastante a série Doom, com um visual bem clássico e animações precárias, porém, que apresentam um bom charme retrô.

Star Wars The Clone Wars

Star Wars: The Clone Wars foi um jogo lançado em 2002 para PS2, GameCube e Xbox e que se passa no período da Guerra dos Clones. Aqui é possível controlar não apenas armamentos pesados, soldados e máquinas de guerra, mas também Cavaleiros Jedi em campo de batalha.

Star Wars The Clone Wars na época do PS2 (Foto: Divulgação)

O enredo envolve diversos personagens em história que não são vistas no cinema, após o filme Star Wars Episódio II – O Ataque dos Clones. Entre eles estão Mace Windu, Anakin Skywalker e o próprio Mestre Yoda.

Star Wars Rogue Squadron

Star Wars: Rogue Squadron foi um jogo de nave que rendeu uma série bem elogiada nos games. A primeira versão foi lançada em 1998, para PC e Nintendo 64, com bons gráficos e incrível jogabilidade para a época.

Star Wars Rogue Squadron no Nintendo 64 (Foto: Divulgação)

O jogo traz um inimigo original para servir de ameaça aos pilotos das mais diversas naves que aparecem ao longo das fases, mas apresenta também pilotos que fizeram fama nos filmes da saga, como Wedge Antilles.

Star Wars X-Wing Alliance

Star Wars: X-Wing Alliance saiu em 1999 apenas para PC e também é um jogo de batalhas espaciais e de nave. Aqui vemos a saga de Ace Azzameen, filho de uma família que jurou servir à Aliança Rebelde.

Star Wars X-Wing Alliance (Foto: Divulgação)

O jogo conta com diversas naves clássicas da saga, como X-Wing, TIE Fighter e a própria Millenium Falcon, a famosa nave de Han Solo, que pode ser administrada em alguns pontos da aventura. 

Quais os melhores jogos de Star Wars? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.