DotA 2 é um MOBA de grande sucesso da Valve, e um dos esports mais famosos do mundo. Com download disponível na Steam para PCs, o jogo tem requisitos mínimos modestos e costuma rodar sem problemas até em computadores mais fracos. Porém, alguns usuários relatam crashes, travamentos e até problemas em que o jogo fecha sem apresentar mensagens de erro. Confira, a seguir, os principais problemas do game e as soluções recomendadas para rodar DotA 2 sem falhas.

Reinicie seu computador

A primeira solução é a mais simples e boba, mas muitas vezes resolve o problema, pois pode acontecer de algum programa que está rodando em segundo plano no seu computador gerar um conflito com o launcher do DotA 2. Não deixe o computador suspenso, desligue e force um novo boot por completo para garantir que todos os aplicativos foram fechados corretamente. Se o procedimento não resolver o problema, tente as próximas dicas.

Desative temporariamente seu antivírus

Embora DotA 2 seja um aplicativo oficial totalmente seguro, às vezes o antivírus do seu computador pode impedi-lo de funcionar corretamente por enganos. Há centenas de antivírus no mercado e cada um deles pode apresentar um problema diferente, então a melhor forma de começar a resolver a falha é desativar o seu programa temporariamente. Tente lançar DotA 2 com o antivírus desligado e veja se algo mudou. Se o problema no jogo for resolvido, pode ser necessário reinstalar seu antivírus.

Rode o jogo como Administrador

Algumas vezes os arquivos de um jogo podem se trancar para um usuário comum, e só o Administrador do sistema tem acesso a eles. Para tentar resolver o problema assim, feche totalmente a Steam e então clique no ícone do programa com o botão direito do mouse, para então selecionar a opção “Executar como Administrador”. Confirme a escolha e tente novamente jogar DotA 2 sem travar.

Verifique a integridade dos arquivos do jogo

Se algum arquivo de DotA 2 estiver corrompido ou tiver sido apagado acidentalmente, o jogo tem boas chances de travar ou nem mesmo abrir. É bem simples verificar a integridade do jogo. Basta entrar na Steam, clicar em Biblioteca, apertar o botão direito do mouse sobre DotA 2 e selecionar “Propriedades”. Clique na aba “Arquivos Locais”, e então em “Verificar a integridade dos arquivos de jogo”. Quando o teste terminar, reinicie o jogo normalmente.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Reinstale DotA 2

Caso nenhum dos passos acima tenha consertado os arquivos do jogo, é melhor considerar a ideia de apagar o aplicativo e instalar tudo de novo, do zero. Dentro da biblioteca da Steam, clique com o botão direito do mouse sobre DotA 2 e aperte a opção "Gerenciar, "“Desinstalar”, e então “Apagar”. Depois de deletar o jogo do seu computador, visite a loja e refaça o download do jogo. O processo é demorado, mas há boas chances de que isso resolva seu problema.

Rode o jogo em modo de compatibilidade

Esta solução só vale para usuários de Windows 10 ou 8, justamente porque alguma atualização do Sistema Operacional pode ter gerado conflitos com o software. Para rodar o jogo com recursos mais fracos, clique com o botão direito do mouse no ícone da Steam, e então entre em “Propriedades”. Na aba de compatibilidade, selecione a caixa “Executar em modo de Compatibilidade”, e então execute a Steam e DotA 2 normalmente.

Atualize seus drivers de vídeo

... >

Se nenhum dos passos anteriores funcionar, provavelmente você precisa atualizar os seus drivers de vídeo, pois as versões desatualizadas geram desde travamentos até lag e quedas de FPS. Visite o site da desenvolvedora de sua placa de vídeo e encontre o driver correspondente à versão do Windows que você utiliza, entre as versões 32 e 64 bits. Instale os arquivos mais recentes e o jogo deve funcionar normalmente. Se estiver com problemas para encontrar os drivers, recomendamos baixar o programa Driver Easy, aqui pelo TechTudo.

Seu notebook está desligando sozinho? Confira a solução no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.