Quando o usuário não consegue baixar nada na Play Store, é possível que o problema esteja relacionado à conexão ou ao celular Android. A loja virtual é usada para fazer download e atualizar aplicativos em smartphones com o sistema do Google, mas quando o app só fica carregando e não cumpre com o esperado, é possível fazer algumas verificações para solucionar falhas comuns.

O TechTudo separou, a seguir, alguns tópicos para ajudar a resolver problemas quando o usuário não consegue baixar nada na Play Store.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Liberar espaço no celular

O espaço disponível é um dos fatores que determina a possibilidade de baixar ou atualizar aplicativos. Caso você tenha apenas cerca de 1 GB disponível, por exemplo, provavelmente terá problemas com o download de novos apps em breve.

Para excluir arquivos desnecessários do celular, vá até a seção "Manutenção do aparelho" nas "Configurações" do seu celular. Em seguida, confira seus dados de "Armazenamento" e inicie a correção do problema.

2. Verificar rede Wi-Fi ou dados móveis

Problemas com conexões com a Internet podem interferir no funcionamento da Google Play Store. É importante verificar se a rede Wi-Fi ou os dados móveis estão em pleno funcionamento no momento em que tentar baixar algum aplicativo. A verificação pode ser feita por meio do menu "Configurações", na seção "Conexões".

3. Verificar se o aplicativo é compatível com sua versão do Android

Os apps mostrados na Google Play Store costumam ser compatíveis com o seu dispositivo. No entanto, se você estiver utilizando a loja por meio do site no computador, é possível que encontre um aplicativo não compatível com seu celular, ou ainda não disponibilizado no Brasil. Isso é comum com jogos, que costumam precisar de hardware mais poderoso. Caso a Play Store não esteja baixando o app em questão, vale verificar se é compatível com seu aparelho ou sistema.

4. Verificar se o Android está atualizado

Vale a pena ir até "Configurações" no Android para verificar se há atualizações de sistema pendentes. O procedimento para conferir novas versões pode variar conforme as versões do dispositivo. Manter o SO atualizado é importante para contar com todos os recursos disponíveis, além de obter updates importantes para a segurança do aparelho.

5. Desativar e reativar a Play Store

Outra possibilidade é reiniciar o aplicativo da Google Play Store no seu dispositivo, restaurando a versão original de fábrica. Para isso, você deve acessar o menu "Aplicativos" nas "Configurações" do seu celular. Em seguida, selecione a Google Play Store. Toque no ícone de três pontos no canto superior direito da tela para solicitar a desinstalação das atualizações da loja virtual. Assim, você poderá retornar à versão de fábrica.

6. Limpar dados e cache referentes à Play Store

Também pode ser útil fazer uma limpeza de dados e cache do app da Google Play Store. Basta acessar o menu "Aplicativos&

... ;quot;, em "Configurações", e escolher a Play Store. Em seguida, em "Informações do aplicativo", selecione a seção "Armazenamento". Nela, você poderá limpar tanto os dados como o cache. Além da possibilidade de remover algum eventual obstáculo para a instalação de novos aplicativos, você também deve liberar espaço no armazenamento do seu celular.

Via Google

Quais são os melhores aplicativos para Android? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.