O ano de 2019 nos esports foi de novidades e investimentos, mas também de grandes polêmicas. Brigas internas, acusações, troca de farpas e diversos outros problemas fizeram parte do cenário brasileiro de League of Legends (LoL) e Counter Strike: Global Offensive (CS:GO). Além de resultar em punições aos atletas, alguns episódios deixaram torcedores decepcionados. Outros, por sua vez, revelaram um pouco mais sobre os bastidores dos campeonatos profissionais de esports. Veja a seguir cinco polêmicas que aconteceram no cenário competitivo do Brasil em 2019.

1. Suspensão de Halier pela Riot Games

Em julho, após comentar sobre novas medidas do governo para diminuir os impostos relacionados a jogos eletrônicos, o coach Gabriel "Halier" Garcia foi suspenso temporariamente pela Riot Games. O ex-coach de equipes como KaBuM! eSports e Vivo Keyd fez referências ao nazismo, argumentando que até mesmo no regime político alemão invenções que contribuem para a sociedade foram feitas. O treinador publicou um vídeo de retratação, afirmando ter sido mal interpretado. Eventualmente, sua suspensão foi retirada, deixando Halier novamente disponível para atuar em competições oficiais da Riot Games.

2. Saída de coldzera do MIBR

Um dos principais acontecimentos no cenário mundial de CS:GO neste ano foi a saída de coldzera do time da MIBR. Com diversos maus resultados em campeonatos internacionais, o player decidiu deixar a line-up brasileira depois de mais de quatro anos na equipe. Em uma decisão "100% pessoal", o atleta não deixou de expressar sua frustração com diversos problemas na equipe e disse, em uma carta aberta divulgada nas redes sociais, ter considerado até mesmo a aposentadoria. Atualmente, cold faz parte da line-up da FaZe Clan e afirma não ter nenhum ressentimento com os ex-colegas de equipe.

3. Briga entre coldzera e SHOOWTIME

A saída conturbada da MIBR não foi a única polêmica envolvendo coldzera. Em uma entrevista para o canal do YouTube "Shot da Caju", o player declarou que Gustavo "SHOOWTIME" Gonçalves era o pior jogador com quem já tinha atuado, afirmando que jogador da Vivo Keyd "não quis aprender". SHOOWTIME respondeu às declarações nas redes sociais, chamando o ex-membro da MIBR de "um dos mais mau-educados que já vi no CS". Ambos atuaram juntos enquanto eram membros da SK Gaming por um curto período em 2016.

4. Desligamento de 4Lan pela Team oNe eSports

Acusações de assédio do jogador Alanderson "4Lan" Meireles causaram grande polêmica e revolta nas redes sociais. Em uma festa que contava com várias personalidades do cenário competitivo de LoL, realizada em outubro, o então caçador da Team oNe foi acusado de assédio sexual. Alguns dias após as denúncias, a Team oNe eSports publicou uma nota afirmando que o jogador havia sido desligado da equipe. 4Lan alega ser inocente, negando todas as acusações feitas contra ele.

5. Saída dos jogadores do Flamengo eSports

Após a conquista do 2° Split do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL), a saída dos principais jogadores da equipe do Flamengo pegou os fãs de surpresa neste final de ano. Em um comunicado em sua rede social, Felipe "brTT" Gonçalves declarou que "não confia no novo projeto" após mudanças da administração do Flamengo eSports e, por isso, estava deixando a equipe. Depois, anunciou seu retorno à paiN Gaming para

... o CBLoL de 2020. O sul-coreano caçador do time Lee "Shrimp" Byeong-hoon, que foi escolhido como melhor jogador do ano no Prêmio CBLoL, também anunciou estar explorando novas oportunidades e que não jogará mais pela equipe do clube carioca.

Qual a sua skin favorita de League of Legends? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.