Utilizar um navegador leve pode ser uma boa opção para quem tem um celular antigo ou com hardware simples, já que o browser pré-instalado no aparelho pode não ser a melhor opção para quem tem pouca memória RAM e armazenamento limitado, por exemplo.

Por vezes, pode ser mais vantajoso baixar um aplicativo alternativo que, embora ocupe parte do espaço livre, pode resultar em funcionamento mais leve por conta de recursos de economia de dados e outras funções. Veja, a seguir, cinco opções de navegador mais leve para usar no lugar do Chrome e do navegador da Samsung no Android, ou do Safari, no caso do iPhone (iOS).

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Opera Mini

O Opera Mini ainda é uma das melhores opções alternativas de navegador leve e rápido para Android. Com modos de economia de dados e bloqueador de anúncios ativados por padrão, o aplicativo carrega sempre versões simplificadas de páginas da Internet para economizar o pacote de dados do usuário.

Os recursos também ajudam a poupar memória RAM e armazenamento do smartphone, oferecendo impacto reduzido no desempenho. Usuários de iPhone têm à disposição apenas o Opera Touch, que oferece as mesmas funções como parte de um pacote mais robusto.

2. Via Browser

O Via Browser é um navegador ideal para quem tem pouco espaço no celular Android: seu download pesa cerca de 900 KB e, quando instalado, ocupa pouco mais de 2 MB. Construído nas bases do Chromium, ele oferece garantia de compatibilidade com qualquer site da web

Seu destaque é a simplicidade: feito somente para carregar páginas muito rapidamente, ele troca a falta de recursos avançados, como bloqueador de anúncios e suporte a extensões, por uma interface limpa e funcionamento fluido mesmo em smartphones básicos.

3. Firefox Lite

Versão mais leve do Firefox tradicional, o Firefox Lite pesa menos de 6 MB e traz os principais recursos que se pode esperar de um navegador para celular. O app promete carregar páginas rapidamente com o Modo Turbo, e oferece um modo de privacidade avançado que bloqueia anúncios e rastreadores e não grava o histórico de navegação.

Ele está disponível apenas para Android. No iPhone, uma alternativa é usar o Firefox Focus, que é especializado em privacidade e mais leve que a edição convencional.

4. Brave

Outro baseado na mesma tecnologia do Chrome, o Brave é um navegador rápido e que conta com alguns recursos de privacidade ativados por padrão, como o bloqueio automático de rastreadores. Ele também conta com um sistema de recompensas que acumula tokens por assistir a publicidade não-intrusiva que podem ser distribuídos como forma de pagamento para os sites dos quais o usuário mais gosta.

O app ainda permite sincronizar o app para Android ou iPhone com a versão para desktop no computador, facilitando a migração de quem está acostumado a usar o mesmo navegador em todos os aparelhos.

5. Google Go

O G

... oogle Go não é exatamente um navegador, mas pode servir como substituto mais leve ao Chrome no celular Android. O aplicativo é um buscador com menos recursos, mas que pode abrir links de sites sem precisar recorrer a um browser completo: basta pesquisar e clicar diretamente na página de resultados, ou usar um dos atalhos que surgem na tela inicial. O app também traz modo anônimo e botões dedicados para pesquisa por voz, Google Imagens, YouTube e Google Lens.

Google Chrome lento no PC? Veja como resolver no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.