O Wattpad é um app de livros grátis disponível para Android e iPhone (iOS) que permite o compartilhamento e a publicação de histórias na Internet, reunindo obras de autores conhecidos e desconhecidos. A rede social dos amantes da leitura possui cerca de 80 milhões de usuários e permite que os leitores se conectem com autores, comentem e votem nos seus contos preferidos.

O aplicativo possui ainda parcerias com editoras e empresas de mídia, criando a possibilidade de transformar histórias de sucesso de seus usuários em livros físicos e produções multimídia. O TechTudo separou, a seguir, algumas perguntas e respostas sobre o que é Wattpad.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. O que é Wattpad?

Wattpad é uma plataforma que conecta pessoas interessadas em leitura. O app de livros grátis funciona como uma rede social para compartilhar contos, livros e comentários relacionados ao tema. O usuário também pode publicar seus próprios textos, incluindo artigos, poemas ou contos. Ao criar um perfil, é possível editar a página pessoal adicionando uma foto e criando sua própria lista de leitura.

Os livros e histórias ficam disponíveis na página inicial do aplicativo e são divididos em seções como: "Melhores escolhas para você", "Experimente algo novo", "Na boca do povo" e "Tendências". Também é possível acompanhar histórias e notificações de quem você segue na biblioteca. O Wattpad está disponível para download na Google Play Store, na App Store e possui versão web.

2. Como entrar e fazer login no Wattpad?

Criar uma conta e entrar no Wattpad é simples. Após fazer o download do aplicativo, é necessário fazer um cadastro com e-mail, login, senha e data de nascimento. Para prosseguir, o Wattpad procura entender qual é o perfil do usuário por meio de perguntas sobre o interesse em leitura, escrita ou ambos. Em seguida, é necessário confirmar o cadastro no e-mail informado e você estará pronto para entrar no Wattpad.

3. Como publicar uma história no Wattpad?

Para compartilhar suas histórias e contos com outros usuários do Wattpad, toque no lápis, na parte inferior da tela. É preciso dar um título a história, adicionar uma capa e começar a escrever. É possível adicionar o nome de cada capítulo nos locais indicados. Ao finalizar o texto, basta tocar em publicar. Vale lembrar que o escritor deve escolher um gênero para a história, adicionar tags sobre o assunto abordado e selecionar o idioma antes de publicar o conteúdo.

4. Como buscar livros e histórias no Wattpad?

Para buscar histórias específicas no Wattpad, é possível navegar entre diversos estios: "Aventura", "Ação", "Clássicos", "Conto", "Espiritual", "Fanfic", "Fantasia", "Romance", "Suspense", "Terror" e outros. Ao escolher a seção desejada, o aplicativo deve exibir títulos e capas dos livros mais populares da plataforma.

Também é possível utilizar a barra de pesquisa para procurar por livros. Depois, basta selecionar na capa da história e tocar em "Ler". Toque na barra de menu no canto superior direito para selecionar o capítulo e comece a ler.

5. Como seguir usuários no Wattpad?

Também é possível seguir autores

... e usuários do Wattpad. Basta procurar pelo nome do perfil com o qual você deseja se conectar ou encontrar a opção por meio do próprio livro, clicando no nome do autor e encontrando a opção "Seguir".

6. Parcerias

O Wattpad possui parcerias com empresas de mídia como Sony Pictures, Hulu e Syfy, além das editoras Macmillan, Anvil Publishing e Penguin Random House UK. Com isso, histórias do Wattpad podem se tornar livros publicados ao redor do mundo e filmes e séries oriundas das empresas parceiras.

Como recuperar arquivos excluídos do rascunho do Wattpad? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.