O WhatsApp vai parar de funcionar em 2020, ao menos para a parcela de usuários que usa celular com sistema operacional defasado. A novidade é fruto do fim de suporte do mensageiro em alguns celulares. Segundo a empresa controlada pelo Facebook, a iniciativa visa a melhorar a segurança do serviço, pois sistemas mais antigos são mais difíceis de ser protegidos.

No entanto, a medida tem o potencial de impactar milhões de pessoas que têm smartphones muito antigos ou que nunca tiveram o software atualizado. Entenda, a seguir, o que muda para quem tem Android, iPhone (iOS) ou Windows Phone e o que fazer para evitar perder acesso ao chat mais popular do mundo em 2020.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. WhatsApp vai parar de funcionar em 2020 em alguns celulares

O fim do suporte significa o encerramento das atividades do WhatsApp para determinado sistema operacional. O app não pode ser removido automaticamente de um celular que não é mais suportado, mas certas funcionalidades podem deixar de operar a qualquer momento. Além disso, o app deixa de ter atualizações, o que o torna cada vez mais inseguro, já que não recebe correções de vulnerabilidades descobertas frequentemente.

O aplicativo, atualmente, oferece suporte ao Android 4.0.3 Ice Cream Sandwich ou versões mais atuais, e ao iOS 9 ou mais recentes. O mensageiro também segue operando no KaiOS 2.5.1 ou superior, um sistema simples tido como sucessor do FirefoxOS que ainda é utilizado em celulares básicos na Índia. Nenhuma versão do Windows Phone ou Windows 10 Mobile é mais suportada pelo WhatsApp.

2. Android 2.3.7 Gingerbread não será mais suportado

No Android, o WhatsApp encerrará o suporte para a versão 2.3.7 (Gingerbread) e mais antigas, o que inclui celulares de qualquer marca fabricados em 2011 ou anos anteriores, assim como modelos a partir dessa data que ainda saíram de fábrica com o Android 2.3 e nunca foram atualizados para a versão 4.0. Entra na conta o Galaxy S, de 2010, entre outros smartphones fabricados até meados de 2011 e 2012. Segundo o Google, há atualmente 0,3% de usuários do sistema nessas versões. O número equivale a cerca de 7,5 milhões de pessoas.

3. iPhone com iOS 8 não poderá mais usar WhatsApp

No iOS, o aplicativo irá deixar de funcionar em todos os iPhones rodando o iOS 8 ou versões anteriores. A medida impacta todos os modelos que não podem atualizar para o iOS 9: iPhone 4, iPhone 3GS e mais antigos.

Segundo a Apple, há atualmente 7% de usuários no iOS 11 ou mais antigo, equivalente a cerca de 63 milhões do total de cerca de 900 milhões de iPhones ativos no mundo. O número, portanto, é provavelmente bem menor ao considerar apenas aqueles que ainda utilizam o iOS 8 e outras versões mais defasadas. A quantidade exata não é divulgada, então não é possível precisar quantos usuários de iPhone serão impactados.

4. WhatsApp parou de funcionar em Windows Phone desde 1º de janeiro

Desde 31 de dezembro de 2019, o WhatsApp não funciona mais em nenhum celular Windows Phone. A mudança vale para qualquer aparelho Nokia, Samsung e demais fabricantes que comercializaram produtos com o sistema da Microsoft no passado. Desde meados de 2019, o aplicativo já não podia ser baixado na loja oficial. A partir de 1º de janeiro de 2020, o mensageiro de fato impede o usuário de enviar mensagens.

5. Usuários com Android e iOS antigo têm até 1º de fevereiro para atualizar ou migrar

Desde já, não é possível mais baixar o aplicativo ou reativar uma conta

... já existente em um celular rodando Android 2.37 ou inferior, ou em um iPhone com iOS 8 ou mais antigo. Quem já tem o aplicativo instalado em um desses dispositivos poderá continuar usando até o dia 1º de fevereiro de 2020, mas o WhatsApp já não garante que suas funções continuarão operando normalmente até lá. A partir do mês que vem, o mensageiro só irá funcionar a partir do Android 4 e do iOS 9.

6. WhatsApp não avisa: descubra a versão do sistema do seu celular

Para descobrir a versão do sistema no Android, é preciso acessar as configurações, ir até o menu "Sobre o telefone" (o nome pode mudar dependendo do celular) e procurar a informação escrita no item "Versão Android". Em celulares da Samsung, é preciso tocar na opção "Informações do software" para ter acesso ao dado.

No iOS, basta abrir o aplicativo Ajustes e ir até o menu "Geral > Sobre" e conferir a informação no item "Versão do software".

7. É preciso atualizar ou trocar de celular para continuar usando o WhatsApp

Usuários que têm celular Android lançado há cerca de sete anos não devem ter que se preocupar com o fim do suporte do WhatsApp. O Galaxy S3 de 2013, por exemplo, já saiu de fábrica com Android 4.0.3 e seguirá podendo rodar o aplicativo. Também estão seguros o iPhone 6S ou iPhone SE, ou iPhone 6, iPhone 5S, iPhone 5, iPhone 5C ou iPhone 4S, desde que tenham sido atualizados pelos menos para o iOS 9.

Se você tiver um desses smartphones, mas nunca chegou a atualizar, essa é a hora de buscar uma versão mais atual do sistema para continuar trocando mensagens com os amigos. Os procedimentos para atualizar o Android e baixar um novo sistema no iPhone são simples e requerem apenas uma conexão Wi-Fi ativa e alguma carga na bateria.

Se você tem um celular com Android 2.3 que não atualiza mais ou um iPhone 4 ou mais antigo, não há alternativa: só resta trocar de celular para continuar usando WhatsApp. Faça o backup do Android no Google Drive ou do iPhone no iCloud para recuperar suas conversas no telefone novo.

O problema maior está para quem tem Windows Phone. Para seguir usando o WhatsApp, é preciso migrar para iPhone ou Android, o que significa perder suas conversas, pois não é possível recuperar backup de um sistema para o outro. O aplicativo permite apenas enviar chats individualmente por e-mail. Para exportar, abra a conversa desejada, toque no botão "Mais" e vá até o menu "Dados (ou Dados do Grupo) > Enviar histórico por e-mail".

Via WhatsApp (1, 2 e 3), Google, Apple e Statista

WhatsApp: qual função ainda falta no app? Participe da discussão no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.