Cristiano Ronaldo, craque português da Juventus, ainda utiliza um iPod Shuffle de 4ª geração para ouvir músicas. Após o desembarque do jogador para uma partida do campeonato italiano, na última segunda-feira (6), o atleta foi fotografado utilizando o dispositivo, que não recebe atualizações da Apple desde 2010 e foi descontinuado pela fabricante em 2017. O aparelho não possui Wi-Fi integrado, sendo necessário subir os arquivos por meio de cabo.

Vale lembrar que o iPod Shuffle foi um dos primeiros MP3 players que fizeram sucesso no mercado. O consumo de músicas por meio desses dispositivos perdeu espaço com o crescimento de serviços de streaming como Spotify, Deezer, Tidal, entre outros. A quarta geração do aparelho possui bateria para até 15 horas de reprodução, e chegou ao mercado com opções de capacidade de até 2 GB.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O grande diferencial da versão Shuffle era a simplicidade do aparelho e seu tamanho reduzido, uma vez que era o modelo mais leve entre os iPods. Seu formato é quadrado, com dimensões de 29 x 31,6 x 8,7 mm e peso de 12,5 g. Dessa forma, o dispositivo é uma boa opção para ouvir músicas durante atividades físicas, principalmente por contar com uma presilha que permite prender em qualquer tipo de roupa – a exemplo de como Cristiano Ronaldo utiliza na foto.

Seu design é simples: há um círculo principal com botões físicos grandes para controlar a reprodução. Além disso, de acordo com a Apple, o aparelho possui autonomia para cerca de 15 horas de execução de músicas com uma única carga, e foi lançado com armazenamento interno de, no mínimo, 2 GB – algo inimaginável nos dias de hoje.

Por não contar com tela e trazer apenas botões, o iPod Shuffle é completamente voltado para a execução de músicas, sem suporte a vídeos, fotos, entre outros tipos de conteúdo. Por conta disso, a Apple implementou a função VoiceOver, que diz o nome do artista e música que está sendo reproduzida. Para adicionar as faixas, era necessário conectar ao iTunes, que também foi descontinuado pela marca da maçã. O TechTudo entrou em contato com a fabricante para saber se há alguma forma alternativa de transferir músicas para o dispositivo, mas não obteve resposta.

O aparelho foi lançado pela fabricante em sete cores: azul, violeta, rosa, amarelo, preto, cinza

... e verde. Na época de lançamento, o iPod Shuffle era encontrado em grande parte do varejo brasileiro e em todas as lojas da Apple pelo preço médio de R$ 350, dependendo do armazenamento. Hoje em dia, o dispositivo é vendido apenas em Marketplaces, como o Mercado Livre, por exemplo.

Como transferir músicas pro iPod Shuffle? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.