Pesquisadores da Universidade do Texas desenvolveram uma tecnologia que promete revolucionar o uso do GPS como conhecemos. O novo sistema é capaz de identificar a localização com precisão de centímetros. O estudo, que contou com financiamento da Samsung, pode impulsionar a adoção de entregas por drones e ser usado para melhorar a experiência em games de realidade virtual.

Conheça opções de GPS ‘baratinhas’: Garmin, Tomtom, Aquarius e mais

Novo sensor pode aprimorar experiência em realidade virtual (Foto: Reprodução/Youtube)

A orientação de alta precisão já é conhecida e usada em trabalhos de mapeamento e topografia. No entanto, o seu uso não era massificado por conta do tamanho e o alto custo dos equipamentos necessários. A nova tecnologia usa materiais de baixo custo para construir um sensor de tamanho reduzido capaz de ser inserido em smartphones.

O sistema de posicionamento global (GPS, em inglês) possui 24 satélites orbitando ao redor da Terra. Quando um dispositivo ativa o GPS – um receptor de carro ou um smartphone, por exemplo -, um mínimo de quatro satélites fica responsável por enviar as informações de localização.

Um receptor de GPS  usado atualmente tem uma margem de erro de cerca de 3 metros. O novo sensor é capaz de extrair mais informações dos satélites, ampliando em até 100 vezes a eficiência. Com a margem de erro do tamanho de uma moeda, o novo GPS poderia permitir um drone autômato diferenciar uma janela lado a lado em um prédio e entregar uma pizza na certa, por exemplo.

Drones que entregam encomendas, isso vai dar certo? Comente no Fórum do TechTudo.

Outra aplicação é o uso do novo sensor em dispositivos de realidade virtual, como o Oculus Rift e o Gear VR. Com mais precisão, o novo GPS pode permitir que games possam ser jogados ao ar livre com os amigos sem que encontrões sejam ocasionados acidentalmente.

Até chegar ao mercado, o novo GPS ainda

... precisa passar por mais testes. Acredita-se que, por conta do patrocínio da Samsung, lançamentos futuros da empresa devem contar com a nova tecnologia.

Veja  o vídeo de teste da tecnologia:

Via Ars Technica e Independent 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.