Além dos cuidados habituais para preservar o bom funcionamento e longevidade do seu smartphone Android, como evitar quedas, contato com líquidos e até limpá-lo com frequência, há uma série de aplicativos que ajudam a manter o aparelho funcional por muito mais tempo. Selecionamos cinco exemplos gratuitos que podem ser baixados na Google Play Store.

Perdeu seu Android? Confira a lista com os melhores apps rastreadores

Cooler Master

Sabemos o quanto é importante manter a temperatura interna dos aparelhos eletrônicos baixa, como forma de preservar o seu bom funcionamento e aumentar a sua vida útil. O Cooler Master ajuda a identificar a temperatura do smartphone, assim como os apps que estão contribuindo mais para o aumento do calor.

Cooler Master ajuda a reduzir a temperatura do smartphone (Reprodução/Google Play)

Uma vez identificados os aplicativos, é possível fechá-los um a um, ou todos ao mesmo tempo. Como essas informações são apresentadas em tempo real, é possível notar rapidamente como a temperatura diminui no momento em que os apps que estão em segundo plano são encerrados.

Screen Off

Quem já teve vários smartphones sabe que a chance de o botão de ligar apresentar defeito é grande, principalmente pelo uso contínuo. Para usar cada vez menos esta peça do aparelho, e aumentar seu prazo de vida, foi criado o app Scrren Off.

Este aplicativo muito simples coloca um ícone na tela principal do Android que desliga a tela do aparelho com um único toque. Porém, ainda é necessário apertar o botão para ligá-lo. Mesmo assim, isso representa uma economia de 50%.

App desliga o sistema com um toque na tela (Reprodução/Google Play)

Super Battery Saver

Os desenvolvedores que criaram o Super Battery Saver prometem que o aplicativo pode ajudar a aumentar o tempo de vida útil da bateria do smartphone ao realizar alguns ajustes como hibernação programada, ligar Wi-Fi apenas quando for necessário e, o principal, configurar o brilho da tela.

Apesar de pequeno e leve, o app possui opções avançadas, que podem ser configuradas para que sejam acionadas automaticamente, ou manualmente, de acordo com o interesse do usuário. De fato, este é um dos aplicativos mais indicados para quem quer ter controle total sobre o funcionamento da bateria.

Super Battery Saver ajuda a economizar a bateria (Reprodução/Google Play)

Ampere

Ainda falando da bateria, a oscilação na rede elétrica é outro fator determinante para o bom funcionamento e longevidade. O aplicativo Ampere ajuda o usuário a identificar a amperagem da recarga da bateria do smartphone. Desta forma, se você identificar alguma anormalidade, ou detectar oscilações perigosas, poderá trocar de tomada antes que aconteça um dano maior.

... tt2/f/original/2015/05/08/ampere-materia.jpg" alt="App Ampere identifica a amperagem no carregador de bateria (Reprodução/Google Play)" height="393" width="695">App Ampere identifica a amperagem no carregador de bateria (Reprodução/Google Play)

CCleaner

Deixar o aparelho lotado de lixo, arquivos inúteis, resquícios de apps deletados contribui para que a memória e a CPU sejam mais exigidas, e isso com certeza pode contribuir para debilitar a saúde destes componentes, ou simplesmente deixá-lo lento, o que já é motivo suficiente para usar um app como o CCleaner.

CCleaner limpa todos os arquivos inúteis (Reprodução/Google Play)

Este aplicativo famoso entre os usuários do Windows faz uma limpeza profunda no armazenamento do smartphone, em busca de arquivos no cache, downloads antigos, histórico do navegador, processos abertos, entre outros aspectos. Após uma rápida análise, o usuário é convidado a apagar tudo que foi identificado como inútil para o funcionamento do Android e seus respectivos programas instalados.

Qual é o melhor aplicativo para fazer chamadas pela Internet? Opine no Fórum do TechTudo

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.