O primeiro split do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL) 2020 começou. Depois de cair para o Circuito Desafiante em 2018, o time da paiN Gaming volta à elite do LoL como favorito. Campeã em 2013 e 2015, a equipe reformulou seu elenco e recontratou os astros Felipe "brTT" Gonçalves e Gabriel "Kami" Bohm. Para reforçar sua line up, a org também investiu em jogadores da LCK, uma das maiores ligas de LoL do mundo. Relembre, a seguir, o sucesso da line up da paiN Gaming no LoL e entenda os motivos que fazem o time ser um dos favoritos ao primeiro split do CBLoL em 2020.

A primeira etapa do CBLoL 2020 começou neste sábado (25), com confronto de abertura entre o atual campeão Flamengo e a paiN Gaming. Já a final da competição acontece no dia 2 de maio. Os jogos do campeonato podem ser assistidos ao vivo nos canais oficiais da Riot Games na Twitch TV e no YouTube.

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Bi-campeonato e a vaga no Mundial em 2015

Em 2015, o CBLoL inaugurou o formato de dois splits no torneio: o primeiro daria uma vaga para o recém-formado Mid-Season Invitational, e o segundo levaria o vencedor ao Mundial. A paiN encerrou 2014 tendo problemas de visto com seus dois jogadores estrangeiros. Assim, os coreanos Han "Lactea" Gi-hyeon (atirador) e Kim "Olleh" Joo-sung (suporte) tiveram que se retirar da equipe na época. A bot lane composta pelos dois gringos foi substituída por brTT (atirador) e Hugo "Dioud" Padioleau (suporte).

Whesley "Leko" Iaresk (topo), Thúlio "SirT" Carlos (caçador) e Gabriel "Kami" Bohm (meio) completaram a line up da paiN no split. Durante o período, no entanto, o time não teve um desempenho digno de campeão, como tinha feito em 2013. Os jogadores terminaram a temporada regular em quarto lugar e, na fase dos playoffs, em terceiro. Com o resultado da primeira metade do CBLoL, a organização decidiu substituir o topo Leko por Matheus "Mylon" Borges.

Após a troca da rota do topo, muito expectativa havia sido criada pela comunidade em cima da equipe. Mesmo com um início de split lento, a paiN dominou o torneio. Na fase de playoffs, e equipe não perdeu uma única partida, e os jogadores se tornaram bi-campeões em cima da INTZ, por 3-0. A equipe então se classificou para o IWCT Qualifier e, sem perder uma única partida, ganhou a vaga para o aguardado Mundial de League of Legends, que aconteceu na Europa.

Foi no Mundial que a paiN Gaming fez história no LoL. Apesar de sua eliminação na fase de grupos, a equipe teve o melhor desempenho de um time Wildcard na história do Worlds, com um registro geral de duas vitórias e quatro derrotas. Na primeira semana, a paiN conseguiu uma vitória contra os eventuais líderes do grupo, a Flash Wolves, e na segunda semana, contra os também eliminados na fase de grupos, a CLG. Os brasileiros demonstraram competência em seus jogos, principalmente na segunda partida contra a Flash Wolves: o jogo equilibrado durou 52 minutos (foi o mais longo do campeonato).

Qual a sua skin favorita de League of Legends? Comente no Fórum do TechTudo

brTT e a line up para 2020

Depois de 2015, a paiN ficou fora dos holofotes. Para 2020, no entanto, o time reformulou seu elenco e apostou novamente em brTT, contratou Kami, que estava aposentado, e mais dois jogadores sul-coreanos da elite da LCK.

A nova line up da paiN ficou assim:

  • Felipe "Yang" Zhao - Topo;
  • Yoon "SeongHwan" Seong Hwan - Caçador;
... /li>
  • Felipe "brTT" Gonçalves - Atirador;
  • Kim "Key" Han-gi - Suporte.
  • O novo elenco da paiN aposta em experiência. Não à toa, a equipe chega como uma das favoritas pela comunidade, tanto pela nostalgia, pelo retorno da dupla de brTT e Kami, quanto pela contratação dos coreanos da LCK. Conheça, a seguir, o perfil dos jogadores.

    Felipe "Yang" Zhao

    Na Keyd desde novembro de 2016, o atual topo da paiN sempre demonstrou desejo de jogar pela paiN. Yang é tricampeão do CBLoL, mas nunca chegou a vencer pela Keyd, perdendo nas duas vezes em que disputou uma final pela equipe. Yang também jogou pela INTZ em 2015/2016, time considerado o "Exodia" do cenário brasileiro na época.

    Yoon "SeongHwan" Seong Hwan

    Um dos coreanos contratados pela paiN, SeongHwan tem uma passagem global pelos times do cenário competitivo de League of Legends. O pro player iniciou sua carreia competitiva em 2016 jogando pela equipe da Afreeca Freecs. A equipe conseguiu a terceira colocação no regional e a quinta no segundo split da LCK. O jogador também passou pela ROX Tigers, Hanwha Life, Beşiktaş e Gen G., sendo a última equipe em que dividiu a posição com Han "Peanut" Wang-ho, que já atuou como caçador da SKT T1.

    Gabriel "Kami" Bohm

    O currículo de Kami é vasto e um dos mais fortes na comunidade brasileira de LoL. Não à toa, Kami é considerado por muitos um dos melhores do país. O meio da paiN conquistou diversas façanhas pelo time e foi bi-campeão do CBLoL em 2013 e 2015. O jogador é muito conhecido por ter se mantido como top 1 dos servidores brasileiros mais de uma vez.

    Felipe "brTT" Gonçalves

    O maior campeão de CBLoL de todos os tempos retorna à paiN em 2020. O atirador está provavelmente na melhor fase de sua carreira e vem de uma ótima campanha no Flamengo eSports. Com o rubro-negro, o atleta foi vice em três splits seguidos e campeão no segundo semestre de 2019. Após rumores de que brTT iria se aposentar, o atleta jogará pela paiN junto com seu antigo colega de equipe Kami, com quem foi campeão do CBLoL em 2013 e 2015.

    Confira entrevista que brTT deu ao TechTudo quando foi contratado pelo Flamengo:

    Kim "Key" Han-gi

    Key compartilha de um um currículo bem semelhante ao de SeongHwan, e os dois jogadores chegaram a atuar juntos na LCK. O novo suporte da paiN começou a jogar LoL competitivamente em 2015. Key, antes conhecido pelo nick "TML", já vestiu as camisas da Xenics, Ep.Carries, Hanwha Life e ESC Ever, equipe em que teve sua melhor atuação em uma temporada, sendo campeão da Kespa Cup e da IEM Cologne X. Exercendo a função de suporte, Key tem características bem agressivas na bot lane, constantemente criando jogadas e colocando pressão junto com seu atirador.

    Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo



    >>> Veja o artigo completo no TechTudo

    Sobre Gerência Imóveis

    A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.