O WhatsApp Business oferece recursos exclusivos que não existem na versão comum do mensageiro, voltados para aprimorar a comunicação das empresas com os clientes. O app, que pode ser acessado no Android, iPhone (iOS) e na versão web, permite que o comerciante organize as conversas com os compradores e ofereça seus produtos de forma profissional. Entre as funções, está a possibilidade de criar um perfil com informações completas do negócio, elaborar um catálogo de produtos e marcar conversas com etiquetas categorizadoras.

O WhatsApp comercial também permite criar mensagens prontas para agilizar as conversas e evitar que os clientes fiquem sem respostas por longos períodos. Além disso, o programa também disponibiliza estatísticas que podem ajudar nas estratégias de comunicação do estabelecimento. Confira, a seguir, sete recursos do WhatsApp Business que podem ajudar o seu negócio e que não existem no mensageiro tradicional.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Conta comercial com localização do negócio

Uma das principais vantagens do WhatsApp Business é a possibilidade de criar um perfil profissional, adicionando, além da foto de perfil, informações como endereço completo, horário de funcionamento, o segmento comercial, além de site e e-mail para contato. Todos esses dados podem ser inseridos de forma fácil por meio das configurações do próprio aplicativo e tornam o perfil mais atrativo, já que os clientes poderão encontrar esses dados rapidamente, além de deixar a aparência mais profissional.

2. Catálogo de produtos

Os profissionais que migrarem para o WhatsApp Business podem criar um catálogo de seus produtos e serviços dentro do mensageiro. É possível cadastrar seus itens separadamente adicionando fotos, preço, descrição e um link para cada produto, que pode ser desde roupas a alimentos, a depender do estabelecimento. A plataforma também permite enviar os detalhes dos produtos para os clientes, facilitando a venda e economizando tempo.

3. Mensagem de ausência e mensagem de saudação

Esse recurso permite criar mensagens para WhatsApp Business que são enviadas automaticamente para os clientes, evitando que fiquem esperando por uma resposta e se sintam ignorados. É possível criar mensagens de saudação, para dar boas-vindas e agradecer pelo contato, e ainda de ausência, ideais para serem enviadas fora do expediente e nos fins de semana. O usuário pode personalizar as mensagens como quiser, adequando o texto ao seu público e à identidade da marca, e ainda escolher os horários em que serão enviadas.

4. Respostas rápidas

As respostas rápidas são úteis para agilizar a conversa com os clientes. O proprietário pode criar mensagens prontas que podem ser acionadas no chat a partir de comandos do teclado. É possível, por exemplo, registrar uma mensagem de agradecimento mais extensa, e enviá-la para um contato digitando apenas um atalho, como “/obrigado”, na conversa — o texto completo surgirá na tela para que você o envie rapidamente. Assim, não é preciso digitar um texto padrão mais longo cada vez que precisar.

5. Etiquetas para organizar conversas

Usuários do WhatsApp Business podem organizar as conversas com os clientes usando etiquetas coloridas. Desta forma, é possível categorizar mensagens mais urgentes ou pedidos preferenciais, assim como identificar os contatos mais rapidamente, permitindo realizar uma triagem mais eficiente de conversas. O proprietário pode criar etiquetas com os temas que desejar, de acordo com as demandas do seu estabelecimento.

6. Conferir estatísticas de mensagens

O

... WhatsApp Business emite relatórios com dados sobre as conversas realizadas com os clientes. O proprietário do negócio poderá saber o número de mensagens enviadas, entregues e lidas pelos clientes, além da quantidade de contatos recebidos.

Esse recurso é útil para verificar se uma campanha de marketing foi bem-sucedida, por exemplo, assim como ter o controle de tráfego de conversas, avaliando se é preciso melhorar as estratégias de comunicação. Os números podem ser acessados nas configurações do aplicativo, no próprio celular.

7. Botão para começar conversa em anúncios

Empresas de médio e grande porte podem aproveitar uma integração maior com o Facebook para divulgar sua conta comercial no WhatsApp. Os anúncios do estabelecimento divulgados na rede social podem ganhar botões que levam os clientes diretamente a um chat com a empresa, abrindo o canal de comunicação rapidamente, já com alguns detalhes preenchidos. Os empresários que optarem pelo botão terão um prazo de 24 horas para responder aos clientes, e terão acesso a métricas adicionais de estatísticas.

WhatsApp não conecta: como resolver? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.