É possível atualizar os dados cadastrais do CPF (Cadastro de Pessoa Física) online gratuitamente. Para isso, o usuário deve acessar o site da Receita Federal e preencher um formulário eletrônico simples. O procedimento serve para os brasileiros que mudaram de endereço, de nome (seja por razões de casamento ou divórcio) ou precisam corrigir alguma informação cadastrada. Pessoas travestis e transexuais também podem solicitar a inclusão ou exclusão de nome social.

O serviço de alteração de CPF continua sendo oferecido em unidades de atendimento dos Correios, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Nesse caso, porém, é preciso pagar uma taxa de serviço de até R$ 7,00. No tutorial a seguir, confira como atualizar os dados cadastrais do CPF na Internet.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Passo 1. Abra o site da Receita Federal (http://receita.economia.gov.br/) e clique em "CPF";

Passo 2. Selecione o botão "Alterar cadastro CPF";

Passo 3. Desça a tela até a seção "Onde solicitar a alteração" e clique no link indicado;

Passo 4. Preencha os dados pessoais solicitados;

Passo 5. No campo "Documento", informe um documento de identificação que comprove naturalidade, filiação e data de nascimento. É possível escolher entre carteira de identidade (RG), passaporte, carteira nacional de habilitação (CNH), certidão de casamento, entre outros;

Passo 6. Na seção "Endereço", preencha o campo do CEP, que irá completar automaticamente as informações "Município", "UF" e "Bairro". Informe os dados faltantes e clique em enviar;

Passo 7. Confirme o envio do formulário;

... p>

Passo 9. A página exibirá uma mensagem confirmando a alteração do cadastro, que é feita instantaneamente. Se quiser, consultar a sua situação cadastral, clique no link correspondente.

Qual é o melhor antivírus? Opine no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.