O Windows permite que os usuários escondam alguma partição do computador. Você pode escolher entre duas maneiras fáceis de ocultar uma unidade, evitando o olhar de curiosos. Confira o tutorial e realize o procedimento pelo Prompt de Comando ou pelo Gerenciador de disco. 

Como alterar a senha do Windows 8 

Conheça duas maneiras de esconder partições no Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Conheça duas maneiras de "esconder" partições no Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Escondendo partições no Windows usando o Prompt de Comando

Quem prefere trabalhar com o Prompt de Comando, para esconder uma ou mais partições no Windows basta fazer o seguinte:

Passo 1. Execute o Prompt de Comando como Administrador. Para isso, no Windows 8 você deve pressionar as teclas “Windows + X” e selecionar a opção “Prompt de Comando (Admin)” no menu que aparece. Em outras versões, consulte antes esse tutorial do TechTudo;

Acessando o Prompt de Comando como Administrador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando o Prompt de Comando como Administrador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Se necessário, autorize a execução fornecendo o usuário e senha com privilégios de administrador, ou simplesmente clique em “Sim”;

Autorizando a execução do Prompt de Comando como Administrador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Autorizando a execução do Prompt de Comando como Administrador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Com o Prompt de Comando aberto, digite o comando “diskpart” (sem as aspas) e tecle enter;

Executando o aplicativo diskpart no Prompt de Comando (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Executando o aplicativo diskpart no Prompt de Comando (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Depois que aparecer a tela do Diskpart, digite o comando “list volume” (sem as aspas) e tecle enter para visualizar a listagem dos volumes do PC;

Listando os volumes disponíveis no PC (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Listando os volumes disponíveis no PC (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Para selecionar a unidade a ser modificada, digite o comando “select volume x” (sem as aspas e trocando o x pelo número da unidade) e tecle enter;

Selecionando um volume para poder editá-lo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando um volume para poder editá-lo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Remova a letra da unidade, digitando o comando “remove letter x” (novamente, sem as aspas e trocando o x pelo número da unidade) e teclando enter;

Removendo a letra de um volume para ocultar ele (F
... oto: Reprodução/Edivaldo Brito)" height="351" width="695">Removendo a letra de um volume para ocultar ele (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Quando precisar voltar a letra da unidade para poder visualizar ela no Explorer, execute novamente o Diskpart em Prompt de Comando como Administrador e digite o comando “assign letter x” (sem aspas e trocando o x pelo número da unidade). Tecle enter para confirmar.

Escondendo partições no Windows usando o Gerenciador de disco

Um modo mais fácil e rápido de esconder partições no Windows é usar o Gerenciador de Disco do sistema.

Passo 1. Acesse o Gerenciado de Disco do Windows. Para isso, no Windows 8 você deve pressionar as teclas “Windows + X” e selecionar a opção “Gerenciamento de Disco” no menu que aparece. Em outras versões, clique com o botão direito sobre o menu Iniciar e selecione a opção “Gerenciar” e dentro dele procure pelo Gerenciador de Disco;

Acessando o Gerenciador de Disco do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando o Gerenciador de Disco do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. No Gerenciador de Disco, clique com o botão direito sobre a unidade que deseja ocultar e, no menu que aparece, selecione a opção “Alterar letra de unidade e caminho…”;

Acessando a opção de alteração da letra da unidade (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a opção de alteração da letra da unidade (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Na janela que será exibida, clique na letra da unidade e depois no botão “Remover”;

Selecionando e removendo a unidade (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando e removendo a unidade (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Aparecerá uma janela alertando as consequências dessa mudança. Clique no botão “Sim” para confirmar a remoção da letra da unidade e a operação estará finalizada;

Confirmando a remoção da letra da unidade (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Confirmando a remoção da letra da unidade (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Quando for necessário  voltar a letra da unidade para poder visualizar ela no Explorer, execute o Gerenciado de Disco do Windows novamente. Nele, clique com o botão direito sobre a unidade que deseja adicionar uma letra e, no menu que aparece, selecione a opção “Alterar letra de unidade e caminho…”;

Iniciando a inclusão de uma letra na unidade (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando a inclusão de uma letra na unidade (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Na janela que aparece, selecione a letra da unidade ou deixe como está. Depois, clique no botão “OK” para confirmar.

Selecionando e confirmado a inclusão de uma letra na unidade (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando e confirmado a inclusão de uma letra na unidade (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Agora você pode esconder uma partição e exibi-la quando precisar. Ainda que alguns programas de terceiros permitam vê-la, para usuários curiosos e com pouco conhecimento do assunto, essa dica funciona muito bem.

Como passar do Windows 8 para o Windows 7? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.