O WhatsApp é o mensageiro para Android e iPhone (iOS) mais popular do mundo, mas algumas de suas funções mais recentes se assemelham bastante a algumas do rival Telegram. Um dos fundadores do app de origem russa, Pavel Durov, chegou a escrever em seu blog pessoal em 2014 que bastaria um olhar mais atento ao seu mensageiro para prever novidades do software adquirido naquele ano pelo Facebook.

Desde então, é possível fazer uma lista com pelo menos oito recursos possivelmente inspirados no Telegram e adicionados pelo app mais baixado de 2019. Veja, a seguir, as principais funções que chegaram primeiro ao Telegram para depois surgirem no WhatsApp.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Figurinhas

Febre entre brasileiros desde 2018, o envio de figurinhas no WhatsApp chegou muito antes ao rival. O Telegram oferece stickers no chat desde janeiro de 2015, incluindo uma plataforma própria de criação de novas imagens a partir de um bot — algo que, no WhatsApp, fica a cargo de aplicativos de terceiros.

Em março de 2018, o Telegram liberou uma ferramenta de buscas que permite encontrar novos pacotes de stickers mais facilmente e, em julho 2019, começou a aceitar stickers animados. A versão animada das figurinhas já começou a ser testada no WhatsApp Beta, mas, até o momento, não foi disponibilizada para todos os usuários.

2. Autoplay de áudios

Áudios do Telegram sempre puderam ser reproduzidos automaticamente em sequência, algo que só começou a ser possível no WhatsApp em maio de 2019. A função permite ouvir vários recados de voz em ordem sem a necessidade de apertar o play, poupando tempo de quem escuta. Porém, diferentemente do Telegram, o mensageiro mais usado no Brasil ainda não permite ouvir um áudio acelerado ou conferir como ficou uma gravação antes de enviar.

3. Gravação de áudio sem as mãos

A função de gravar áudio sem usar as mãos, lançada no WhatsApp entre o final de 2017 e o início de 2018, é um dos exemplos mais claros de inspiração no Telegram. O visual e o mecanismo em que o recurso funciona é exatamente o mesmo daquele que havia chegado ao app de origem russa meses antes: em vez de manter o botão do microfone pressionado para gravar, o usuário pode deslizar para cima para travar o botão e continuar a gravar sem usar as mãos. O Telegram, porém, lançou na mesma ocasião um recurso de mensagem de vídeo que, até hoje, não chegou ao WhatsApp.

4. Grupo com mensagens apenas do administrador

Uma função liberada pelo WhatsApp em junho de 2018 passou a permitir que apenas administradores falem em grupos, caso desejado. O recurso permite usar um grupo como um canal de anúncios em que alguns usuários selecionados têm o direito de mandar mensagens, enquanto os demais podem apenas ler, ver e ouvir.

No Telegram, um recurso muito similar existe desde 2015 na forma de canais. A ideia é parecida, mas há uma série de funções avançadas envolvidas. Eles podem ter um número ilimitado de participantes, postagens com contador e links individuais, mensagens silenciosas e assinadas quando são enviadas por administradores.

5. WhatsApp Web

Pavel Durov antecipou a versão web do WhatsApp em novembro de 2014. Na ocasião, ele escreveu em seu blog: "Uma versão da Web em web.whatsapp.com como web.telegram.org [é iminente]. Isso é certo, já que Jan [Koum, fundador do WhatsApp] enviou um e-mail ao desenvolvedor do Telegram Web, sem sucesso, tentando contratá-lo para esse fim". Meses depois, o mensageiro adquirido pelo Facebook viria a lançar uma versão acessível pelo navegador do computad

... or, tal como previsto por Durov.

6. Respostas e menções

O WhatsApp demorou para permitir responder a mensagens individuais e mencionar outros membros de um grupo. Os recursos já existiam no Telegram desde março de 2015, mas só começaram a aparecer no mensageiro comprado pela empresa de Mark Zuckerberg em setembro de 2016. Recentemente, porém, o WhatsApp começou a oferecer uma função que vai além do rival: entre o fim de 2018 e o começo de 2019, usuários de Android e iPhone podem responder a uma mensagem de grupo de forma particular.

7. Apagar para todos

O WhatsApp lançou, em outubro 2017, o recurso "Apagar para Todos", que permite remover suas próprias mensagens do celular de um contato ou de membros de um grupo, desde que dentro de um determinado prazo. O período limite começou em sete minutos e, em 2018, foi ampliado para pouco mais de 8 minutos.

No Telegram, a mesma função chegou em janeiro daquele ano e, em março de 2019, evoluiu para algo mais radical: desde então, usuários podem eliminar o histórico completo de um chat individual ou em grupo, incluindo o de outros participantes, sem restrição de tempo.

8. Vídeo em streaming e Picture in Picture

Modos avançados de reprodução de vídeos também apareceram primeiro no Telegram. Foi o caso do streaming de mídia do YouTube, em que a reprodução é iniciada sem sair do aplicativo, e que chegou ao WhatsApp em janeiro de 2018; e do Picture in Picture, que coloca o vídeo em uma janela flutuante, e foi liberado no Android apenas no fim do mesmo ano. Ambos os recursos já existiam no Telegram. Hoje, o app de origem russa reproduz vídeos automaticamente sem som ao rolar o chat, assim como no Facebook e Instagram.

Via Telegram (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14) e Pavel Durov

WhatsApp: qual função ainda falta no app? Participe da discussão no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.