A barra de pesquisa do Windows 10 não funciona para alguns usuários na manhã desta quarta-feira (5). Segundo relatos na Internet, a search bar está em branco e não permite fazer buscas no sistema, assim como a Cortana também não funciona. Em português, o computador exibe a mensagem "Permissões incorretas em diretórios do Windows Search". Ao que tudo indica, o erro afeta apenas máquinas com a versão mais recente do sistema.

Ainda não se sabe qual seria o motivo do erro no Windows 10. Pelo Twitter, alguns usuários afirmam que a falha estaria relacionada à pesquisa no Bing, que vem ativada por padrão no sistema. Por isso, uma tentativa de resolver seria desabilitar o motor de buscas da Microsoft no menu inicial do Windows. O problema, no entanto, é que a principal forma de fazer isso é utilizando a própria barra de buscas. Outras possíveis soluções são reiniciar a Cortana, verificar o status do serviço ou utilizar o recurso de solução de problemas para tentar reparar o erro.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Já o problema "Permissões incorretas em diretórios do Windows Search" é encontrado com facilidade em fóruns da Microsoft na Internet. Nesses casos, a empresa sugere abrir o gerenciador de tarefas com o comando CTRL + Shift + ESC, clicar em "Arquivo" e depois executar nova tarefa. Então, você deve marcar a opção "Criar nova tarefa com privilégios de administrador", digitar "powershell" e dar enter. Por fim, copie o comando Get-AppXPackage -AllUsers |Where-Object {$_.InstallLocation -like "*SystemApps*"} | Foreach {Add-AppxPackage -DisableDevelopmentMode -Register "$($_.InstallLocation)\AppXManifest.xml"}, cole no PowerShell e dê enter novamente. Vale ressaltar que não há como garantir que esse procedimento vai fazer a busca voltar a funcionar nesse caso específico.

De acordo com o Google Trends, ferramenta que monitora as buscas na Internet, nas últimas horas em todo o mundo, cresceu o número de pesquisas para termos relacionados à falha. As buscas incluem "Windows search blank" ("pesquisa do Windows em branco"), "Windows search bar not working" ("barra de pesquisa do Windows não funciona") e "Windwos 10 search not working" (pesquisa do Windows 10 não funciona"). Já nas buscas em português do Google, houve um aumento repentino nas pesquisas pelo erro "Permissões incorretas em diretórios do Windows Search" e pelos termos "Windows Search" e "Cortana não funciona".

O Windows 10 é a versão mais recente do sistema da Microsoft e ainda recebe suporte da empresa, assim como o Windows 8.1. Problemas com a barra de buscas costumam ser causa de reclamações recorrentes na plataforma. Inclusive, no último dia 28, a fabricante liberou uma atualização que prometia corrigir esses bugs. Por isso, outra tentativa de resolver o atual problema nas buscas do Windows 10 p

... ode ser baixar o patch KB4532695, que vem com essas correções. Apesar disso, já há reclamações na web de que o update pode causar problemas de tela azul no Windows.

Pelo Twitter, diversos usuários estão reclamando do problema, tanto no Brasil em outros países. Até agora, a Microsoft não apresentou uma solução para o erro.

Via Microsoft 1 e 2, TechRadar, WindowsPhoneInfo, Windows Central



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.