Cientistas estão desenvolvendo um papel de parede inteligente capaz de aumentar a força do sinal de Wi-Fi em até dez vezes. A projeto, chamado RFocus, foi criado pelo Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do MIT, nos Estados Unidos, e promete ser uma alternativa mais prática em relação aos repetidores wireless. Além disso, a chegada do 5G também deve ganhar com a proposta, já que a mesma reflete o sinal e amplifica a intensidade do mesmo. Vale ressaltar o uso da tecnologia no mercado não está garantida, e mesmo assim ainda deve demorar a aparecer em produtos.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Segundo os pesquisadores, além de permitir que a melhoria do sinal em si, o uso da tecnologia deve impulsionar o desempenho de dispositivos menores, como equipamentos de IoT (Internet das coisas) para casa conectada, por exemplo. A RFocus pode ser instalada em qualquer ambiente como uma espécie de papel de parede, e não exige energia ou fiação para funcionar. A ideia é, basicamente, refletir o sinal do Wi-Fi , fazendo com que fique concentrado nos ambientes equipados com a camada.

Enquanto a tecnologia não chega, entenda o funcionamento dos tradicionais repetidores de sinal:

Dessa forma, um roteador pode enviar um sinal de menor potência para a parede e, a partir daí, o material retransmite o sinal com uma intensidade maior. Todo o sistema é controlado por meio de um software que realiza o gerenciamento das milhares de pequenas antenas sim fio incorporadas à superfície do protótipo.

A estimativa é que o custo de produção e instalação do RFocus seja baixo, já que não é necessário realizar nenhuma intervenção na estrutura do ambiente, graças ao funcionamento sem energia ou fiação dedicados. Além disso, uma produção em maior escala deve favorecer a redução do valor final ao implementar o sistema.

A estimativa é que o custo de produção e instalação do RFocus seja baixo, já que não é necessário realizar nenhuma i

... ntervenção na estrutura do ambiente, graças ao funcionamento sem energia ou fiação dedicados. Além disso, uma produção em maior escala deve favorecer a redução do valor final ao implementar o sistema.

Via Daily Mail, The Telegraph, MIT (PDF)



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.