Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O AirDroid 3 chegou esta semana com diversos recursos novos para usuários de Android, estreando versões também para Windows e Mac. Agregando notificações na área de trabalho do desktop, ele se torna um concorrente de peso ao Pushbullet, também especializado nessa tarefa. Confira o comparativo e veja quem se dá melhor na hora de usar o WhatsApp e outros apps de mensagens no computador.

AirDroid: atualização permite ver e responder mensagens do WhatsApp no PC

Pushbullet x AirDroid: veja quem se saiu melhor no comparativo do TechTudo (Foto: Arte/TechTudo)Pushbullet x AirDroid: veja quem se saiu melhor no comparativo do TechTudo (Foto: Arte/TechTudo)

Espelhar tela do smartphone: AirDroid

Reproduzir a tela do smart no computador é a grande novidade do AirDroid 3, o que lhe garante realizar várias tarefas antes impossíveis no app. O AirDroid deverá se manter na frente nesse quesito até que o recurso chegue ao Pushbullet no Windows, que ainda está em beta, e no Mac, que ainda nem chegou.

A desvantagem do AirDroid fica por conta do requerimento de root no celular para que o recurso funcione, mas os desenvolvedores prometem trabalhar para que isso seja deixado de lado no futuro, permitindo que a maioria dos usuários de smartphones padrão aproveite o recurso no computador.

Como enviar arquivos do Android para o Mac com o AirDroid? (Foto: Marvin Costa/TechTudo) (Foto: Como enviar arquivos do Android para o Mac com o AirDroid? (Foto: Marvin Costa/TechTudo))AirDroid no smartphone permite espelhar tela do WhatsApp no computador (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Receber mensagens do WhatsApp e outros apps: AirDroid

Tanto AirDroid quanto Pushbullet enviam notificações do WhatsApp e outros aplicativos instalados no smartphone direto para a tela do desktop. Nos dois apps, os alertas aparecem em forma de pop-up do lado direito, fazendo com que o usuário saiba o que está acontecendo no celular sem ter que pegá-lo.

Aprenda a fazer root no celular Android

Entretanto, o AirDroid leva vantagem por ser mais eficiente nessa tarefa, pois não depende de conexão à Internet ativa: basta que haja sinal do Wi-Fi para que ele funcione pela rede local. Já o Pushbullet opera exclusivamente pela web, tornando-o mais propenso a falhas devido a variações no sinal.

Responder mensagens do WhatsApp e outros apps: AirDroid

O Pushbullet, ao menos por enquanto, permite somente visualizar as mensagens do WhatsApp no computador, ainda sendo necessário usar o celular com as mãos para respondê-las. O AirDroid 3, por outro lado, deu um passo à frente permitindo responder a mensagens de qualquer aplicativo via desktop, incluindo WhatsApp ou Facebook, usando teclado físico e mouse.

Entretanto, como o recurso só funciona com o espelhamento de tela, é necessário que o smartphone conectado esteja com acesso root, o que limita demais sua utilidade para a maioria das pessoas. No final, se você não tiver feito o root, não será possível responder mensagens do WhatsApp ou outros apps pelo computador usando nenhum dos dois serviços.

Atender chamadas e visualizar SMS: AirDroid

AirDroid e Pushbullet são equivalentes na hora de usar apps de SMS, pois permitem visualizar e responder a esse tipo de mensagem de texto direto do desktop.

Entretanto, o AirDroid é o melhor nas chamadas de voz: enquanto o Pushbullet se restringe a exibir alertas, seu concorrente permite atender, silenciar ou recusar chamadas por meio de botões clicáveis com o mouse.

Ver e enviar e-mails: AirDroid

O AirDroid é o melhor se sua necessidade for ver ou enviar e-mails. Mas, outra vez, só é útil se seu aparelho estiver com root. Nesse caso, sempre que um e-mail chegar na sua caixa o programa irá exibir um alerta no computador que, quando clicado, levará ao app completo na tela grande, de onde é possível interagir normalmente sem precisar ao menos desbloquear o telefone.

Pushbullet capa (Foto: Allan Melo / TechTudo)Pushbullet exibe alertas do WhatsApp na tela do seu computador (Foto: Allan Melo / TechTudo)

Plataformas suportadas: Empate

O Pushbullet oferece apps para Android e iOS, e sua extensão para navegador é compatível com Chrome, Firefox e Opera. Além disso, há um programa para Windows ainda em fase Beta que permite transferir arquivos do PC para o telefone, e vice-versa. Vale lembrar, porém, que o acesso às notificações só ocorre no Android, tornando o app do iPhone apenas para transferência de links e notas.

Como controlar o celular por outro dispositivo? Comente no Fórum do TechTudo.

Já o AirDroid, como o nome sugere, é um serviço dedicado à plataforma móvel do Google, portanto nada de notificações e muito menos espelhamento de tela para usuários de iPhone ou Windows Phone. No computador, o AirDroid pode ser instalado no Windows ou Mac para realizar a maioria de usas funções, ou pode ser acessado via web para trocar arquivos e visualizar agenda de contatos e SMS.

Conclusão

O AirDroid 3 chegou com tudo e mostrou que pode ser um aliado melhor do que o Pushbullet em várias situações. Em nosso comparativo, o app exclusivo do Android foi o vencedor por ser mais versátil, oferecer conexão local para mais estabilidade de transferência de arquivos e, principalmente, por estrear seu recurso de espelhamento de tela permitindo usar o WhatsApp no seu PC ou no seu Mac.

AirDroid permite espelhar tela do Android no computador, mas só com root (Foto: Divulgação) (Foto: AirDroid permite espelhar tela do Android no computador, mas só com root (Foto: Divulgação))AirDroid permite espelhar tela do Android no computador e usar o WhatsApp no PC (Foto: Divulgação/AirDroid)

Se você não tiver root no celular, porém, os apps acabam ficando mais parecidos, portanto vale testá-los para ver com qual você se dá melhor. No final, eles podem ser úteis em cenários diferentes, então pode valer a pena manter os dois funcionando lado a lado tanto no smartphone quanto no PC.

Compare você mesmo! Baixe o Pushbullet e o AirDroid e veja qual deles é o melhor em cada uma das funções.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.