Anatel Consumidor é o nome da nova ferramenta que permite ao consumidor realizar reclamações sobre serviços de telecomunicação. O protocolo é aberto junto à Anatel e a operadora tem prazo de dez dias corridos para dar uma resposta. A plataforma permite registrar sugestões, esclarecer dúvidas e fazer reclamações sobre internet banda larga, telefone fixo, celulares e TVs por assinatura. Ela é útil para quem enfrenta algum tipo de problema e encontra dificuldades para ser atendido.

O sistema anterior, chamado FOCUS, foi desativado em novembro de 2019. Reclamações antigas e cadastro dos consumidores não foram migrados para a plataforma nova.

No tutorial a seguir, confira como se cadastrar e abrir uma reclamação pelo novo Anatel Consumidor. O procedimento foi realizado no site pelo PC, mas estão disponíveis aplicativos para Android e iPhone (iOS).

Passo 1. Acesse o site do Anatel Consumidor (apps.anatel.gov.br/AnatelConsumidor). Depois, clique em "Cadastre-se".

Passo 2. Entre com o seu CPF, clique em "Continuar" e confirme a data de nascimento.

Passo 3. Informe os dados solicitados e crie uma senha. Em seguida, leia e concorde com os termos de uso. Clique ainda em "Registrar".

Passo 4. Na página inicial do Anatel Consumidor, clique em "Registrar solicitação" para fazer uma sugestão ou reclamação.

Passo 5. Selecione a operadora e o tipo de serviço que deseja registrar reclamação.

Passo 6. Depois, use o campo de busca para selecionar um assunto.

Passo 7. O último passo é selecionar o problema e clicar em "Continuar", à direita.

Passo 8. Agora, descreva os detalhes do problema no campo de texto acima. Abaixo, selecione o seu estado e cidade. Caso queira, �

... � possível anexar arquivos para embasar a sua reclamação. Por fim, clique em "Finalizar solicitação".

Passo 9. Para acompanhar o andamento do seu caso, clique sobre a aba "Minhas Solicitações", na parte superior da página. Você também receberá atualizações sobre respostas da operadora no e-mail cadastrado.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.