A ferramenta de pesquisa do Windows 10 pode parar de funcionar sem aviso, retornando uma tela em branco ao tentar buscar por algum site, arquivo ou programa no computador. Um pico de reclamações relacionadas ao erro ocorreu na última semana, quando usuários relataram ter visto a mensagem “Permissões incorretas em diretórios do Windows Search”. Desde então, a Microsoft diz ter liberado uma correção para a falha, mas, em alguns casos, pode ser necessário também algum tipo de intervenção manual. A seguir, veja quatro maneiras de resolver o problema no buscador do PC.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Veja também: como descobrir a senha da rede Wi-Fi pelo Windows

1. Baixe a atualização mais recente

A correção desenvolvida pela Microsoft é liberada na forma de atualização, o que significa que a solução só é aplicada se o computador baixar pacotes no Windows Update. O procedimento é, em geral, realizado automaticamente, mas precisa de conexão à internet ativa ou pode ter sido pausado pelo usuário. Veja como forçar uma atualização do Windows.

Passo 1. Abra o Menu Iniciar e clique no botão com ícone de engrenagem para acessar as configurações do sistema.

Passo 2. Selecione o menu “Atualização e segurança”.

Passo 3. Certifique-se de que o computador está conectado e clique em “Verificar se há atualizações”. Baixe os pacotes disponíveis no momento e reinicie para aplicar as mudanças.

2. Use o assistente de solução de problemas

Se o problema persistir mesmo com o Windows atualizado, tente solucionar a falha com o assistente disponível no mesmo menu Atualizações e Segurança das configurações.

Passo 1. No menu lateral, busque por “Solução de problemas” e selecione “Pesquisa e indexação”. Clique em “Executar a solução de problemas”.

Passo 2. Selecione um ou mais tipos de erro e clique em “Avançar”. Se a falha puder ser resolvida com um ajuste simples, o assistente realizará a correção automaticamente.

3. Force o reinício do serviço de busca

Se o update e o assistente não resolveram o problema, é possível que o serviço que gerencia as pesquisas no Windows esteja travado ou suspenso. Nesse caso, a solução envolve forçar um reset da ferramenta manualmente.

Passo 1. Tecle Ctrl+Atl+Del e abra o Gerenciador de Tarefas do Windows 10.

Passo 2. Clique sobre a aba “Detalhes”.

Passo 3. Procure pelo item “SearchUI.exe”, clique nele com o botão direito do mouse e selecione “Finalizar tarefa”.

Passo 4. Clique em “Finalizar processo” para encerrar e forçar um reset no recurso. O problema deverá ser resolvido imediatamente, especialmente se a coluna de status indicar que o serviço está suspenso.

4. Redefina a pesquisa do Windows

Se nada resolveu até aqui, a recomendação da Microsoft é redefinir completamente a ferramenta de pesquisa. O passo a passo a seguir pressupõe que o sistema está devidamente atualizado para a versão 1903 ou mais recente – saiba como checar a versão do Windows 10.

Passo 1. Acesse o site

... de suporte da Microsoft (http://www.microsoft.com/download/100295) e clique em “Download” para baixar o script responsável por reinicializar a ferramenta de pesquisa.

Passo 2. Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo baixado e selecione “Executar com o PowerShell”. Aceite eventuais permissões solicitadas para continuar. Ao final, reinicie o PC para verificar se a falha foi solucionada.

Via Microsoft

Não consegue acessar alguns sites no Windows 10? Descubra como resolver no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.