O TikTok é uma rede social chinesa de vídeos curtos que se popularizou entre os jovens do Brasil e do mundo. Com mais de 1,5 bilhão de downloads, o aplicativo da ByteDance permite que usuários publiquem vídeos divertidos de até 15 segundos e editem de várias formas, incluindo músicas em segundo plano, acelerando ou desacelerando e colocando filtros.

Desde que ganhou o gosto do público, o app disponível para Android e iPhone (iOS) coleciona fatos curiosos e polêmicas, que incluem músicas que se tornaram "hits", contas fake com selo de verificação e diversos desafios. Confira, a seguir, uma lista do TechTudo com cinco coisas inusitadas envolvendo o TikTok.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Conta fake de Kendall Janner

Na última semana, o app ficou movimentado após a criação de uma conta atribuída à modelo e empresária Kendall Janner, integrante da famosa família Kardashian. Depois da primeira postagem — uma foto de Jenner em frente a um espelho de banheiro —, a conta atraiu mais de meio milhão de seguidores e recebeu o selo de "verificado" do TikTok.

Acontece que, após vasculhar postagens antigas da modelo, o portal Business Insider acabou descobrindo que o perfil era falso. Menos de 24 horas depois da criação, o TikTok informou ao veículo que "removeu a conta por precaução".

2. Música Old Town Road foi 'hit' no TikTok

O "hit" Old Town Road, do rapper americano Lil Nas X em parceria com o cantor country Billy Ray Cyrus, é outro "case" de sucesso do TikTok. Publicado inicialmente como uma brincadeira pelo próprio rapper no aplicativo, a música caiu no gosto de jovens e logo ganhou outras plataformas.

No vídeo publicado, Lin Nas e outros amigos tomavam uma bebida chamada "Yee Yee Juice" e automaticamente se transformavam em cowboys, o que rapidamente se tornou um desafio entre os seguidores.

3. Americanos e o português "errado"

Outro fato inusitado do TikTok é que a música brasileira David, da cantora e compositora Célia, viralizou entre os usuários gringos do aplicativo — mas não da forma correta. Ocorre que a canção em português foi incluída no single Opaul, do rapper Freddie Dredd, popular no aplicativo.

Sem entender o trecho "Oh Davi / não vai / Agora que esse som está ficando bom”, alguns americanos passaram a substituir o "não vai não" por "Love, I know" ("amor, eu sei", em tradução livre), com pronúncia similar, porém com significados bem diferentes. O trecho se tornou tão popular que até Dredd, autor da canção, entrou na brincadeira e passou a replicar o conteúdo.

4. Desafio do quebra-cabeça

Jogo clássico e muito popular no passado, os quebra-cabeças estão ganhando força novamente por conta das redes sociais. Isso porque influenciadores do Instagram, do YouTube e principalmente do TikTok resolveram replicar suas experiências com as peças.

A moda entre os usuários do app é assistir a vídeos em que pessoas completam a última peça de quebra-cabeças gigantes e com milhares de peças. Só no app chinês, vídeos marcados com #jigsawpuzzle já foram assistidos mais de 1,3 milhão de vezes.

5. Impulsionando músicas antigas

Além de ajudar a popularizar novas músicas, como foi o caso de Old Town Road, de Lil Nas X, o TikTok também vem proporcionando um fenômeno diferente: canções clássi

... cas e de sucesso em outras gerações estão voltando aos holofotes graças ao aplicativo.

Uma das principais beneficiadas foi Mariah Carey, que teve hits como "Obsessed" e "Mr. Sandman" de volta às paradas por conta de vídeos de usuários dublando as músicas ou até mesmo criando memes ao som das canções de Mariah.

Como colocar música no Instagram? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.