Trashbot é um robô que separa o lixo sozinho para reciclagem. O modelo é um projeto da startup CleanRobotics, e tem como objetivo ajudar na coleta seletiva, evitando a chamada contaminação de material reciclável. Funcionando como uma lixeira, ele analisa tudo aquilo que é jogado em suas aberturas por meio de Inteligência Artificial e direciona ao respectivo compartimento. De acordo com seus desenvolvedores, o Trashbot tem uma taxa de acerto de 90%, contra 30% dos métodos tradicionais.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A contaminação nessa fase de separação é um problema que atrapalha o processo como um todo. De acordo com o fundador da startup responsável pelo Trashbot, Tannet Cook, apenas 20% do lixo reciclável chega às fábricas em condições para ser utilizado. Para piorar, muitas vezes o que é considerado reciclável em uma cidade pode não ser em outras, o que dificulta ainda mais a prática.

O robô propõe melhorar essa situação por meio da tecnologia. Assim que um objeto é colocado no compartimento, o sistema colhe dados por meio de câmeras e sensores, analisa se o item deve ou não ser descartado como material reciclável e, por fim, direciona o lixo para o lugar certo. Além disso, todo o líquido é drenado, o que leva alguns segundos. Um ponto negativo é que o modelo aceita apenas um material por vez.

De acordo com a CleanRobotics, seu software de Inteligência Artificial é mais acertivo em relação aos meios tradicionais, com a seleção feita na hora do descarte. O Trashbot também conta com uma máquina de aprendizado que melhora a detecção do tipo de lixo com o tempo.

Eletrônicos que facilitam o dia a dia são cada vez mais comuns. É o caso dessa geladeira smart:

Por enquanto, o robô-lixeira está disponível apenas em alguns pontos de grande circulação dos Estados Unidos, como aeroportos

... e shopping centers, por exemplo. A ideia da startup é criar versões menores no futuro, que possam ficar em cafés, empresas, prédios residenciais ou até mesmo para uso doméstico.

Quais são os robôs mais curiosos da atualidade? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.