Ao instalar um navegador e abri-lo pela primeira vez, você provavelmente se deparou com uma aba em branco que trazia a inscrição "about:blank" na barra de endereços. A página vazia é padrão em browsers como Chrome, Firefox, Safari e Edge e pode ser usada como home page. Usuários que preferem iniciar a sessão com um site específico, por sua vez, podem substitui-la por outro endereço. A seguir, entenda o que significa "about:blank" e saiba como remover a página em branco.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Veja também: como atualizar o Chrome no celular

O que significa "about:blank"?

"About:blank" é uma página em branco incorporada ao navegador. O trecho “about:” é um comando que ordena ao browser a abertura de páginas e seções internas. No Chrome, por exemplo, é possível digitar "about:settings" na barra de endereços para abrir o menu de configurações. "About:bookmarks", por sua vez, mostra a lista de sites salvos como favoritos.

Da mesma forma, quando você digita "about:blank" na barra de endereços e pressiona a tecla "enter", seu navegador carrega uma aba vazia, sem nada. É importante esclarecer que essa página não vem da Internet, mas pertence ao próprio browser.

Qual a utilidade do "about:blank"?

Todo navegador precisa exibir algum conteúdo na inicialização. O Firefox e o Chrome, por exemplo, carregam uma página com sites em destaque e uma caixa de pesquisa integrada ao Google. Se o browser não dispuser de recursos como esse, muito provavelmente mostrará a aba "about:blank".

Além disso, a página em branco pode ser usada como home page pelos usuários que não querem adicionar um site específico à abertura do navegador. Para isso, basta acessar as configurações do browser e pedir para abrir com "about:blank" em vez de outra página da web.

Como remover a aba "about:blank"

Tecnicamente, não é possível remover a página "about:blank". Ela faz parte do seu navegador e poderá ser acessada a qualquer momento a partir desse comando. No entanto, se você sempre vê a guia em branco ao iniciar o navegador e quer substituí-la por qualquer outra página, pode fazê-lo a partir de alguns passos simples. O tutorial abaixo foi feito no Google Chrome, mas as instruções se aplicam aos demais navegadores.

Passo 1. No Chrome, clique sobre os três pontos, localizados no canto superior direito, e selecione "Configurações";

Passo 2. Desça a página até a seção "Inicialização" e h

... abilite a opção "Abrir uma página específica ou um conjunto de páginas". Em seguida, selecione "Adicionar uma nova página";

Passo 3. Por fim, informe o site que você deseja transformar em página inicial e clique em "Adicionar".

Não consegue acessar alguns sites depois de ter atualizado o Windows? Veja como resolver no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.