Usuários do Chrome podem ver a mensagem “Sua conexão não é particular” ao tentar navegar na web. O erro serve de alerta para a possibilidade de interceptação de dados pessoais trafegados em sites, incluindo senhas e números de cartão de crédito. Em geral, ele tem relação com a falta de um certificado SSL válido ou reconhecido, o que deixa a conexão exposta para possíveis invasores. No entanto, o aviso também pode ser decorrente de uma falha inofensiva da conexão Wi-Fi, do antivírus ou do próprio navegador do Google. Veja, a seguir, seis maneiras de como proceder nesses casos.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Veja também: como atualizar o Chrome no celular

1. Faça login no Wi-Fi público conectado

O erro pode surgir quando está faltando realizar login em conexão Wi-Fi pública, como as que são oferecidas em cafés e aeroportos. Se for esse o caso, é preciso visitar uma página com HTTP para visualizar a tela de entrada e digitar a senha. Uma vez logado, é importante retornar a sites com conexão segura (HTTPS) para evitar que o tráfego seja inteiramente visível para outras pessoas na mesma rede. Ainda assim, é importante lembrar que esse tipo de navegação continua sendo insegura para acessar o internet banking.

2. Cheque suas extensões

Uma extensão com mau funcionamento pode causar o erro. Uma das maneiras de checar se essa é a origem do problema é abrindo uma guia privada no navegador: clique no menu do Chrome, selecione “Nova janela anônima” e acesse o site desejado. Se abrir corretamente, é possível que um plugin instalado esteja interferindo na conexão. Desative as extensões uma por uma para descobrir qual delas é a responsável pela falha.

3. Desative o antivírus temporariamente

Alguns antivírus podem prejudicar as funções de segurança do Chrome e provocar uma falha de certificado. O problema ocorre quando o antivírus fornece recursos como “proteção de HTTPS” ou “verificação de HTTPS”. Para averiguar se essa é a causa da mensagem de erro, clique no ícone do software de proteção e desabilite-o temporariamente. Depois, tente abrir o site novamente e veja se a navegação voltou ao normal. Se tudo se confirmar, é recomendável trocar de antivírus ou desligar a ferramenta de HTTPS embutida no programa.

4. Verifique data e hora do computador

Data e hora mal configurados no computador podem fazer o navegador não reconhecer ou entender que um certificado legítimo está inválido. Resolver é muito simples: clique com o botão direito do mouse na hora no canto inferior do PC e selecione “Ajustar data/hora”. Programe o horário automático e volte a navegar para ver se a situação se normalizou.

5. Faça uma limpeza no navegador

Lixo eletrônico armazenado no navegador também pode provocar o erro de “conexão não é particular”. Isso acontece quando um mesmo site emite o aviso no Chrome, mas abre normalmente em outros navegadores. Para resolver, é preciso fazer uma limpeza completa de histórico, removendo também cookies e arquivos em cache.

6. Atualize o sistema operacional

Em

... último caso, a falha no Chrome pode estar ligada a um sistema operacional desatualizado. Para resolver, é preciso checar se a atualização automática está ativada no Windows e se os pacotes mais recentes estão instalados. No Mac, o update deve ser feito por meio da Mac App Store para versões até o High Sierra (10.13) ou pelas preferências do sistema a partir do macOS Mojave.

Via Google

O Chrome está abrindo páginas sozinho? Veja como resolver no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.