Spotify hackeado pode ser um problema enfrentado pelos usuários do serviço. Por isso, é preciso ficar atento a alguns indícios que podem indicar que sua conta tenha sido invadida. Apesar de fornecer apenas músicas online, o perfil do usuário armazena dados de pagamento que podem ser roubados pelos criminosos, e pode servir de acesso para informações mais sensíveis contidas em plataformas sincronizadas com o streaming, como o Facebook, por exemplo. Confira, a seguir, como descobrir se seu Spotify foi hackeada e o que fazer para recuperar uma conta invadida.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como descobrir se uma conta do Spotify foi hackeada?

Alguns comportamentos podem denunciar que sua conta foi invadida. Os indícios mais fortes podem ser notados quando você tentar acessar a sua conta e não conseguir, nos casos em que sua senha não funciona mais ou o endereço de e-mail associado ao perfil foi alterado. Verifique também se há alterações na sua assinatura ou no plano que você contratou, e se a conta do Facebook de outra pessoa foi vinculada à sua conta do Spotify. Geralmente, o Spotify envia e-mails informando sobre essas alterações na conta, mas é preciso ficar alerta quanto a esses sinais.

Você também pode ficar atento à sua biblioteca pessoal para notar se playlists desconhecidas foram adicionadas, se suas listas favoritas desapareceram ou se músicas que você não conhece foram reproduzidas recentemente sem o seu conhecimento. Como as contas do Spotify são individuais, alterações nesse sentido podem indicar que alguém além de você está usando o seu perfil.

O player possui um recurso que informa o dispositivo exato em que a faixa atual está sendo tocada no momento, mostrando se é um navegador para PC ou aplicativo para determinado aparelho celular. O Spotify afirma que, em alguns casos, dispositivos estranhos que estão por perto podem aparecer nesta seção, mas não terão acesso à sua conta. No entanto, caso as músicas sejam interrompidas repentinamente e você veja que outras faixas estão sendo tocadas em aparelhos desconhecidos, é melhor se precaver e tomar algumas medidas de segurança.

O que fazer se a conta for invadida?

O primeiro passo a seguir é redefinir a sua senha. Para isso, acesse (www.spotify.com/password-reset) e informe seu e-mail ou nome de usuário. Você receberá um link no seu e-mail para criar a nova senha. O Spotify recomenda que você utilize uma guia anônima do navegador para realizar esse procedimento, além de escolher uma nova senha forte e que nunca tenha sido utilizada.

Para garantir uma maior segurança, acesse sua conta (www.spotify.com/account) e selecione a opção “Sair de todos os dispositivos”. Assim, caso seu perfil realmente tenha sido invadido, os criminosos não poderão mais usufruir da sua conta.

Por fim, o Spotify pede que você preencha um formulário para reportar a invasão para que a empresa possa tomar as providências de proteção da sua conta. Para isso, acesse o formulário de contato do Spotify (support.spotify.com/contact-spotify-anonymous), acesse a aba “Login”, selecione a opção “Alguém invadiu minha conta” e clique em “Ainda preciso de ajuda”. É necessário anexar um comprovante do pagamento da assinatura do plano.

Por que isso acontece?

O Spotify garante que a plataforma é completamente segura, mas podem acontecer falhas nas camadas de segurança em outros serviços vinculados. De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de segurança cibernética Dynarisk, os hackers utilizam serviços de streaming como ponte para ter acesso a outras plataformas do usuário que lhe renderão dados mais vantajosos. Segundo o estudo, o Spotify é a terceira plataforma preferida dos b

... andidos para esse tipo de crime, ficando atrás apenas da Riot Games e da Netflix.

Usar a mesma senha em diferentes plataformas pode abrir brecha para que os criminosos descubram seu código e consigam o acesso no streaming para esta finalidade. Por isso, o recomendado é criar uma senha forte e diferente para cada tipo de serviço.

Como evitar?

A melhor maneira é criar uma senha extensa e diferente para cada tipo de serviço online que você usar, além de alterá-la com frequência. Evite acessar e-mails suspeitos recebidos em nome do Spotify solicitando que você forneça dados de login, de pagamento assinatura ou que faça o download de algum arquivo. Caso receba um e-mail suspeito, encaminhe a mensagem para [email protected] e delete a conversa da sua caixa de entrada. A empresa afirma, ainda, que não solicita que o pagamento seja feito por apps terceiros. Portanto, só realize a compra da assinatura por meio dos canais oficiais do streaming.

Via Forbes

Como baixar o app do Spotify na smart tv? Descubra no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.