Um cliente do Nubank perdeu mais de R$ 12 mil após cair em um golpe aplicado por um falso funcionário da fintech. Segundo a vítima, um ajudante de 46 anos, o golpista alegou que havia tentativas de invasão à conta e solicitou o envio de documentos pessoais para atualizar o cadastro do cliente. O crime foi reportado à Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Americana, cidade de São Paulo, na terça-feira (18) da última semana. Em depoimento à CPJ, o ajudante relatou que recebeu, em janeiro, uma ligação de um homem que dizia ser funcionário do Nubank. As informações são de reportagem do jornal O Liberal.

O criminoso pediu que o cliente enviasse a cópia do RG e uma foto, pedido que foi prontamente atendido pela vítima. Em nota enviada ao jornal O Liberal, a fintech esclareceu que nunca solicita informações pessoais por e-mail ou telefone, e que o caso foi resolvido diretamente com o cliente.

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Ainda segundo o ajudante, o falso funcionário alegou que o sistema do banco digital estava instável e que haviam sido registradas tentativas de invasão à conta. O envio dos documentos, portanto, faria parte de um procedimento de segurança para atualizar as informações cadastrais.

O homem não desconfiou do golpe até receber uma ligação do Nubank, em 18 de fevereiro. Ele foi informado de que constava do seu extrato bancário um empréstimo de R$ 12 mil, que foi transferido para duas contas distintas, nos valores de R$ 5,5 mil e R$ 6,3 mil. Em depoimento à Polícia Civil, a vítima disse que não autorizou nenhuma das transações.

Procurado pelo jornal O Liberal, o Nubank explicou que o caso foi tratado diretamente com o cliente e afirmou ter tomado todas as providências cabíveis. O banco digital ressaltou, ainda, que não faz chamadas telefônicas ou envia e-mails solicitando fotos, documentos de identificação ou outras informações sensíveis. Confira a nota a seguir:

"Aproveitamos para esclarecer que – em nenhuma hipótese – fazemos ligações para clientes solicitando o envio de fotos e que nunca pedimos para que os clientes nos mandem seus documentos ou outras informações sensíveis por e-mail. O tipo de atividade relatada pelo cliente é crime e sempre iremos colaborar com as autoridades competentes para investigar e coibir ações como esta."

Vale ressaltar que golpes de ligações e mensagens falsas podem ter como alvo diferentes empresas. Bancos e instituições financeiras, em geral, não costumam entrar em contato com clientes por telefone para pedir informações. É importante não expor dados pessoais ou financeiros em ligações desconhecidas, e confiar apenas em

... informações requeridas pelos meios oficiais da instituição — como por meio do aplicativo ou do site.

Links enviados por SMS ou e-mails por remetentes que se passam por bancos também podem ser suspeitos. O melhor nessa situação é ignorar a mensagem e entrar em contato com a instituição para confirmar a veracidade do texto.

Via O Liberal

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