Várias causas que podem impedir a formatação de um pen drive. E esse recurso é mais que desejável: às vezes só é possível usar o dispositivo de armazenamento após a sua formatação. Se você está passando por esse problema, o TechTudo vai te ajudar a resolvê-lo. Veja aqui os principais motivos para que seu pen drive não seja formatado e saiba como corrigir.

Na memória: relembre a evolução dos dispositivos de armazenamento

Diversos problemas podem impedir um pen drive de ser formatado (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Protegido contra gravação

Uma causa comum que impede a formatação do pen drive é ele estar protegido contra gravação. Para os dispositivos com trava física, basta retirá-lo da porta USB, mudar a posição da trava e colocá-lo novamente no computador para formatar. Se a proteção for virtual, siga as dicas deste tutorial.

Pen drive pode estar protegido contra gravação (Foto: Divulgação/ScanDisk)

Criptografado

Outro tipo de bloqueio é a criptografia com senha. Se o dispositivo de armazenamento estiver criptografado, acesse o "Painel de Controle", vá em "Sistema e Segurança" e entre em "Criptografia de Unidade de Disco BitLocker". Para concluir, selecione a unidade do pen drive e clique em “Desativar BitLocker”.

Infectado

Pen drives estão sujeitos a vírus, trojans e malwares em geral, o que os impedem de funcionar normalmente – e consequentemente serem formatados como deveriam. Faça a verificação com um antivírus e elimine as pragas indesejadas do seu dispositivo. Quando ele estiver limpo, tente formatar novamente.

Vírus no pen drive pode interferir na formatação (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Fim da vida útil

Unidades de armazenamento em flash têm vida útil entre 10 mil e 100 mil gravações, conforme modelo e qualidade do produto. Se você já apagou e regravou dados muitas vezes no seu pen drive, é possível que ele esteja parcialmente corrompido.

Quais são os 20 maiores mitos sobre computadores? Comente no Fórum do TechTudo.

Arquivo em uso

Se algum arquivo armazenado no seu pen drive estiver aberto, é possível que dê erro na hora de formatá-lo. O funcionamento normal permite apagar a unidade mesmo assim, mas, caso isso não aconteça, feche o programa ou arquivo em questão e tente formatar novamente. De forma semelhante, tirar o dispositivo do computador sem usar o modo de segurança, sobretudo se um arquivo estiver sendo usado, pode danificá-lo.

Arquivo em uso pode impedir formatação de pen drive (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Dano físico

Outro motivo sem solução, o pen drive pode estar fisicamente comprometido. Isso acontece de muitas formas: ao esbarrarmos nele espetado no PC; ao transportarmos na bolsa junto com objetos pontiagudos, como chave; ao deixarmos o pen drive cair no chão muitas vezes, etc. Dependendo do dano físico, ele pod

... e não gravar, apresentar erro ao abrir determinados arquivos ou deixar de formatar.

Sistema de arquivo

Cada sistema operacional tem um sistema de arquivo padrão, tais como FAT32, ExFat, NTFS, HFS e RAW. Se o pen drive estiver com um sistema diferente do suportado, é possível que haja incompatibilidade. Você pode usar ferramentas como TestDisk ou
Parted Magic para criar partições na unidade e alterar seu sistema de arquivo.

Sistema de arquivo pode ser a causa para problema em pen drives (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Soluções gerais

Independentemente do motivo pelo qual o pen drive não está sendo formatado, você pode lançar mão de ferramentas que auxiliam especificamente nessa tarefa. Um dos mais conhecidos programas é o HP USB Disk Storage Format Tool, mas há outros, como o Flash Format.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.