Pokémon completou, nesta quinta-feira (27), seu 24º aniversário desde o lançamento de Pokémon Red & Green em 1996 no Japão, que chegaram ao ocidente como Pokémon Red & Blue em 28 de setembro de 1998. A série de monstrinhos de bolso da Nintendo e Game Freak se tornou uma febre em todo o mundo no final dos anos 90 e até os dias de hoje move milhões, tanto de unidades de games vendidas quanto de pessoas com smartphones em Pokémon GO.

Para celebrar o Pokémon Day, confira perguntas e respostas sobre a franquia dos monstrinhos de bolso e saiba como ela foi criada. Outras curiosidades da lista incluem "qual Pokémon é mais forte", "o que quer dizer Pokémon", "quantos Pokémon existem", "quantas temporadas tem Pokémon" e mais.

1. Quem criou e como Pokémon foi criado?

A história de origem de Pokémon é bastante conhecida e atrelada a um passatempo de seu criador, Satoshi Taijiri, diretor dos primeiros games da série. O criador de Pokémon era adepto de um popular hábito entre crianças no Japão: colecionar insetos e colocar os mais fortes, como grandes besouros, para lutarem entre si. Porém, com o aumento da urbanização e o surgimento de videogames, ele percebeu que essa tradição perdeu força e pensou em criar um jogo que captasse essa sensação de colecionar e batalhar.

Satoshi Taijiri era um dos fundadores da Game Freak, um estúdio que trabalhou com a Nintendo em alguns jogos. Entre eles estavam spin-offs como Yoshi para o Nintendo 8 Bits e Mario & Wario para o Super Nintendo, este último não lançado no ocidente. Satoshi acreditava que a Nintendo recusaria o conceito de Pokémon, mas a companhia aceitou o projeto e ambos ficaram surpresos pelo estrondoso sucesso.

2. O que quer dizer Pokémon?

O nome Pokémon vem da junção de palavras do título original japonês: "Pocket Monsters" – o que explica também por que o termo "pokémon" não tem plural. Originalmente, a ideia de Satoshi era que os monstros viessem em cápsulas e se chamassem Capsule Monsters, como CapuMon ou KapuMon, porém houve problemas em registrar esses nomes e a alternativa escolhida foi "Pokémon".

3. Quantos Pokémon existem?

Atualmente, há 891 Pokémon nos games, mais de mil se considerarmos versões alternativas de mesmas criaturas como formas de Alola e Galarian. No lançamento de Pokémon Red & Green, havia apenas 150 Pokémon no jogo, ao menos era o que se pensava, pois algum tempo depois foi revelado que havia um monstrinho extra no cartucho chamado Mew, que seria distribuído em um evento especial. Mew, na verdade, era uma piada interna entre os programadores do jogo e não era para o público.

A segunda geração de monstrinhos, Pokémon Gold & Silver, adicionou mais 100 criaturas para um total de 251. Em Pokémon Ruby & Sapphire, mais 135 Pokémon foram adicionados (Total: 386). Pokémon Diamond & Pearl, por sua vez, criou 107 novos monstros (Total: 493). Em Pokémon Black & White e Pokémon Black 2 & White 2 mais 156 criaturas foram adicionadas (Total: 649). Pokémon X & Y adicionaram apenas 72 pokémon (Total: 721). Pokémon Sun & Moon adicionaram mais 86 e Pokémon Let's Go Pikachu & Eevee apenas 2 míticos, Meltan e Melmetal (Total: 809).

Por fim, Pokémon Sword & Shield apresentou 81 novos Pokémon para um número total redondo de 890 criaturinhas. Porém, como parte da celebração do Pokémon Day 2020, um novo pokémon mítico foi revelado para o jogo chamado Zarude, o qu

... e significa que agora temos 891, assim como Mew foi em sua época.

4. Qual Pokémon é mais forte?

Essa é uma pergunta que sempre parece surgir, mas que na verdade não há uma resposta. No universo do anime é bem provável que "Arceus", o Pokémon que acredita-se ter criado o universo, seja o mais poderoso. No entanto, nos games, tudo depende de vários fatores. Por serem jogos de RPG, cada Pokémon tem um certo nível, o que de certa forma mede sua força. Eles também possuem certos tipos (Fogo, Água, Grama), o que determina a qual tipo de golpe são vulneráveis ou resistentes.

Cada monstrinho tem certas limitações de quanto seus status como ataque e defesa podem crescer ao subir de nível e alguns crescem mais do que outros. Mesmo que seu monstro tenha os status mais perfeitos possíveis, ainda pode receber o dobro de dano de um golpe ao qual seu tipo seja vulnerável. No fundo, isso tudo significa que determinar qual Pokémon é o mais forte é realmente impossível.

5. Quantas temporadas tem Pokémon?

Nada menos que 23 temporadas. Desde sua estreia em 1º de abril de 1997, no Japão, a série continua forte. Cada vez que um novo jogo surge, seus monstrinhos também encontram seu caminho para as telas. O protagonista do desenho animado é Ash Ketchum, um personagem criado baseado no treinador "Red" dos games, porém com a diferença que seu Pokémon de confiança é um Pikachu.

O ratinho elétrico, fora das três escolhas iniciais (Bulbasaur, Charmandar e Squirtle), foi selecionado de propósito para que não houvesse um favoritismo desmedido no game. A mais recente temporada do anime estreou em novembro de 2019 no Japão e tem dois protagonistas: Ash ganha um amigo chamado Go, baseado em Pokémon GO.

6. Quantos Pokémon lendários existem?

Entre os Pokémon há alguns especiais que são considerados "Lendários", criaturas de grande poder e normalmente raros no game. Atualmente, há 52 deles em diferentes jogos da franquia e sempre que um novo capítulo é lançado costuma-se ver mais uns dois ou três adicionados. A primeira vez que eles surgiram foi ainda em Pokémon Red & Green com o trio de pássaros lendários Articuno, Zapdos e Moltres, além do famoso pokémon clone Mewtwo.

7. O que são Pokémon Míticos?

Até o Game Boy Advance, o ocidente apenas conhecia os Pokémon "lendários", porém no Japão havia uma divisão entre essas criaturas e os Pokémon "míticos". Atualmente, há 22 Pokémon míticos e a diferença entre os tipos está justamente nas palavras que os descrevem. Pokémon lendários fazem partes das lendas que são passadas entre a população local dos games, enquanto os Pokémon míticos são mitos, poucas pessoas sabem de sua existência e muitos questionam se eles sequer existem.

Normalmente, os míticos são distribuídos por eventos, por isso o primeiro mítico foi Mew, o qual sempre foi considerado um lendário no ocidente. O mesmo pode ser dito sobre Celebi e Jirachi. O mais novo Pokémon mítico da lista é Zarude, adicionado para o Pokémon Day 2020 em Pokémon Sword & Shield no Nintendo Switch.

8. Qual o jogo Pokémon mais vendido?

Os games originais Pokémon Red, Green e Blue foram os mais vendidos da série, com aproximadamente 31.38 milhões de unidades vendidas. Esse número é ainda maior se levar em consideração a versão especial Pokémon Yellow, baseada nas três anteriores, que vendeu por volta de 14.64 milhões.

A sequência Pokémon Gold & Silver, por sua vez, vendeu 29.49 milhões. Atualmente o novo game da série, Pokémon Sword & Shield para o Nintendo Switch demonstrou o potencial para alcançar os games originais, com mais de 16 milhões de unidades vendidas em menos de dois meses.

Via GameRevolution, Bulbapedia, Eurogamer e Dexerto



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.