A Netflix costuma ser visada por hackers que desejam obter uma conta para assistir filmes e séries de graça. Ao invadir uma conta, criminosos passam a compartilhar ou, até mesmo, comercializar o acesso para terceiros sem que o dono do perfil perceba o que está acontecendo. Além disso, durante o processo, os hackers podem alterar senha e e-mail de contato, o que pode dificultar o processo para recuperação o acesso.

A seguir, o TechTudo preparou uma série de dicas que ajudam a saber quando uma conta da Netflix foi hackeada e como agir para recuperar seu controle e derrubar os invasores. Os procedimentos seguem as diretrizes de segurança da Netflix e trazem dicas alternativas que ajudam a evitar o roubo da sua conta.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como descobrir se uma conta da Netflix foi hackeada?

Usuários precisam ficar atentos aos sinais que podem indicar que uma conta foi acessada indevidamente. Neste caso, a plataforma oferece recursos que podem ajudar a perceber atividades suspeitas na conta, como conteúdos estranhos reproduzidos ou acessos em locais e dispositivos não reconhecidos. O histórico da Netflix é o local onde é possível conferir tudo que foi assistido em diferentes perfis que fazem parte de uma conta.

Segundo a Netflix, as atividades mais suspeitas que podem indicar que o usuário foi hackeado são senhas redefinidas sem permissão, e-mail para contato alterado, alterações de idioma, plano de assinatura alterado e perfis criados ou excluídos.

Nas configurações de uma conta, ao acessar a área "O que foi assistido", usuários podem conferir a data e a lista de conteúdos assistidos por cada perfil. Não há, por parte do serviço, recursos extras para indicar uma reprodução não reconhecida. Neste caso, cabe ao usuário realizar a análise para saber se mais alguém está acessando a plataforma sem sua autorização.

Na página "Atividade de transmissão recente nos aparelhos", é possível revisar os dispositivos que acessaram a conta. Sendo assim, vale verificar se apenas os seus aparelhos estão listados. Confira também o local do acesso para saber se há, por exemplo, um dispositivo logado em outro país ou em uma região diferente da sua.

O que fazer se a conta for invadida?

O serviço conta com um recurso que pode derrubar um acesso estranho imediatamente. Entretanto, isso pode não garantir que seus dados pessoais sejam acessados novamente. Esse procedimento é, na verdade, o primeiro passo para resolver o problema. A ação de derrubar acessos em todos os dispositivos efetua o logout em todos os aparelhos onde a conta está integrada. A Netflix afirma que o processo pode levar 8 horas até que todos os dispositivos e perfis da conta sejam desativados.

Após derrubar os acessos, a alteração da senha garantirá que nenhuma pessoa sem autorização acesse novamente sua conta. Porém, é importante seguir algumas dicas de segurança na hora de criar uma nova senha:

  • A combinação de caracteres deve ser exclusiva para a Netflix. Dessa maneira, pessoas próximas ou criminosos que já invadiram sua conta encontrarão mais dificuldades para conseguir o acesso novamente;
  • Uma senha forte de pelo menos 8 caracteres é uma proteção extra que pode dificultar a quebra na criptografia;
  • Use combinações de letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos;
  • Não use palavras de dicionário, números e nomes ligados a você. Evite também datas comemorativas e números que fazem parte de endereços;
  • Durante a configuração da nova senha exija que ela seja indicada em novos acessos, até mesmo nos aparelhos reconhecidos.

Uma dica importante é revisar ou incluir dados em

... sua conta. Em casos extremos, as formas de contato e informações pessoas são dados necessários para reaver o acesso. Sendo assim, mantenha seu idioma atualizado, o número de telefone e e-mail. Além disso, revise e atualize informações sobre seu plano, perfis de usuários e as novas atividades de visualização de conteúdos.

Caso não consiga redefinir sua senha porque seu e-mail e número de telefone foram alterados, entre em contato com o suporte do serviço para obter ajuda personalizada. O contato é realizado por meio do aplicativo do serviço para iPhone (iOS) e Android ou por uma página específica na web, em que é possível visualizar o número de telefone do suporte ou iniciar um chat com um especialista da plataforma.

Por que isso acontece?

Uma conta Netflix não oferece a mesmo potência de ataques utilizados por usuários para extorquir amigos em mensagens falsas no WhatsApp e Facebook. Especialistas de segurança afirmam que, geralmente, os ataques às contas do serviço são uma forma de obter uma conta premium sem ter de pagar. As únicas informações sensíveis que ficam visíveis ao acessar uma conta são o número de telefone e o e-mail do usuário. Os dados de pagamento sempre são omitidos, como o número completo do cartão de crédito e o código CVV de validação para operações. Ainda assim, essas informações podem ser utilizadas em outros tipos de ataques.

Como evitar?

A melhor forma de evitar que outras pessoas assumam o controle de sua conta é torná-la mais segura quanto for possível. Pense sempre em usar senhas fortes e que não tenham nenhuma ligação direta com você. Uma dica é usar serviços que geram caracteres de forma aleatória, como o LastPass e serviços gratuitos similares. Quando atualizar a senha, lembre-se de usar a opção para exigir login com a nova senha em todos os aparelhos. Dessa maneira, a pessoa não autorizada não conseguirá mais acessar sua conta.

O app da Netflix não está funcionando na sua smart TV? Veja como resolver no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.