A Samsung começou a fabricar em larga escala componentes de memória RAM com 16 GB. O novo chip LPDDR5 é mais rápido que o antecessor, atingindo uma velocidade de transferência de dados de 5.500 Mbp/s. Ele possui arquitetura de 10 nanômetros e desempenho maior até mesmo que alguns notebooks com tecnologia de ponta. O novo elemento consegue rodar recursos do 5G e de inteligência artificial, bem como jogos com gráficos modernos.

O pacote DRAM com 16 GB começa a ser produzido em massa seis meses após a fabricação do LPDDR5 com 12 GB em grande escala, que ocorreu em julho de 2019.

A nova memória RAM com 16 GB (Gigabytes) consiste em um pacote DRAM dividido em oito chips de 12 Gb (Gigabits) e quatro com 8 Gb. Como ele utiliza tecnologia de terceira geração, os 12 chips funcionam em conjunto e atingem a capacidade máxima de 16 GB.

O novo pacote possui algumas vantagens em relação ao chip LPDDR4X, o antecessor. Ele é cerca de 30% mais rápido e utiliza 20% menos energia que as RAMs de 8 GB, além de oferecer o dobro de capacidade.

Não houve mudança na arquitetura, que manteve os 10 nanômetros, mas a taxa de transferência subiu de 4.266 Mbp/s para 5.500 Mbp/s. Esta classe de memórias RAM de 10 nanômetros começou a vir em massa a partir de 2016.

O chip com 16 GB começou a ser produzido agora, mas a tecnologia LPDDR5 está presente no Galaxy S20 Ultra, o lançamento mais poderoso da marca. A diferença é que o chip atinge a capacidade máxima de 12 GB. Entretanto, a Samsung planeja lançar uma nova versão para o Ultra com este novo pacote DRAM de 16 GB.

A Samsung acredita que ao começar a produção em larga escala, a marca irá conseguir atender a uma demanda crescente de dispositivos que vão contar com novos recursos para o 5G e com inteligência artificial aprimorada.

"Com a introdução de uma nova linha de produtos baseada em nossa tecnologia de processo de próxima geração ainda este ano, a Samsung poderá atender completamente às demandas futuras de memória de clientes globais", revelou Cheol Choi, vice-presidente de vendas e marketing da Samsung Eletronics.

...

Além da fabricação em massa das memórias RAM com 16 GB, a Samsung planeja desenvolver no processo um novo chip com taxa de transferência de 6.400 Mbp/s.

Com informações da Samsung, Android Police, Engadget e Gizchina



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.