Sonic the Hedgehog, clássico mascote da Sega, está em alta ultimamente com o lançamento nos cinemas de Sonic: O Filme, que já arrecadou mais de US$ 210 milhões (em torno de R$ 925 milhões). O personagem, criado em 1991 para exibir as qualidades do Mega Drive e competir com Mario, tem uma trajetória cheia de curiosidades. Confira algumas perguntas e respostas sobre Sonic, desde seus games mais recentes como Sonic Mania e Sonic Forces até os mais clássicos como Sonic 2, além de adaptações animadas e criações de fãs como Sonic.exe. A lista inclui questões curiosas, como "que animal é o Sonic?", "como Sonic foi criado?", "o que significa Sonic?", "como Sonic conheceu tails?" e "o que é Sonic exe?".

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Como Sonic foi criado?

O personagem surgiu em uma competição interna entre funcionários da Sega para encontrar um novo mascote para o Mega Drive capaz de bater de frente com o mascote Mario da Nintendo. O mascote anterior da Sega, Alex Kidd, não parecia ter combinado tanto com o sistema e seu primeiro game, Alex Kidd in the Enchated Castle, não havia emplacado. O artista Naoto Ohshima foi o vencedor ao criar uma estranha mistura de Gato Félix com Mickey Mouse, um ouriço azul que chamou na época de Mr. Needlemouse e viria a se tornar Sonic.

Outro cocriador de Sonic foi o programador Yuji Naka da Sega que ficou encarregado de programar a jogabilidade do personagem, auxiliado também pelo designer Hirokazu Yasuhara. Em uma entrevista para a revista Nintendo Power 260 de novembro de 2010, Naka comentou que a inspiração para um gameplay cheio de velocidade veio de jogar várias vezes a fase 1-1 de Super Mario Bros do Nintendo 8 Bits. Por ser uma fase que o jogador sempre precisava passar, mesmo que pretendesse pular fases com as Warp Zones, cada vez Naka tentava jogá-la mais rápido.

2. Que animal é o Sonic?

A maioria dos jogadores está acostumado a ouvir que Sonic é um porco-espinho. No entanto, ele é na verdade um ouriço – "hedgehog" em inglês. As duas famílias de animais são semelhantes em sua forma de proteção, na qual seus corpos são cobertos por espinhos para se defender de predadores. Apesar disso, ambas as famílias são completamente distintas e não possuem ligação.

3. O que significa Sonic?

Ao traduzir do inglês, "Sonic" é o equivalente a "Sônico", propriedade relativa a ondas sonoras ou velocidade do som. Inicialmente, a ideia de Yuji Naka era que o nome do personagem fizesse referência à velocidade da luz, como "LS" (Light Speed em inglês) e "Raisupi" (Raito Supiido em japonês), porém os apelidos não deram muito certo. Foi quando alguém da equipe sugeriu a referência à velocidade do som com Sonic.

Confira a gameplay de um dos jogos da franquia, Sonic Mania

4. Como Sonic conheceu tails?

Para a sequência, a produtora Sonic Team decidiu criar um novo personagem por meio de outro concurso. O vencedor dessa vez foi o artista Yasushi Yamaguchi com a simpática raposa de duas caudas "Tails". No entanto, enquanto a equipe japonesa da Sega estava satisfeita com o nome, a equipe dos Estados Unidos queria chamá-lo de "Miles Prower", nome que soa como a medida de velocidade "Miles per hour" (Milhas por hora em inglês). O nome Miles Prower foi aceito e "Tails" acabou como um apelido pelo qual o personagem é mais conhecido.

Oficialmente, Tails vivia em West Side Island, a ilha na qual se pass

... a Sonic the Hedgehog 2, quando Sonic chega ao local e eles se encontram pela primeira vez. Tails estava acostumado que os animais caçoassem de suas caudas e, ao encontrar Sonic, passa a admirar sua atitude e deseja ser como ele. Os personagens se conhecem um pouco antes de Sonic the Hedgehog 2 do Mega Drive, quando Sonic resgata Tails em Sonic 2 do Master System e Game Gear.

5. Qual foi a primeira aparição?

Sempre que jogadores pensam na primeira vez que Sonic foi apresentado em um game, pensam em seu primeiro título para o Mega Drive: Sonic the Hedgehog. O que nem todos sabem é que Sonic apareceu três meses antes de seu próprio game em um jogo de corrida da Sega chamado "Rad Mobile". No jogo, Sonic é um aromatizador pendurado no retrovisor do carro do jogador e balança de acordo com o movimento das corridas.

6. Como foi a mudança para o 3D?

As primeiras tentativas de trazer Sonic para o mundo do 3D não deram muito certo para a Sega. A empresa tentou criar várias versões em três dimensões de seu mascote em seu console Sega Saturn, mas nenhuma foi adiante. Os projetos cancelados se tornaram o game de corrida Sonic R, o mundo aberto da coletânea Sonic Jam e o nunca lançado Sonic X-treme que fazia o personagem correr em planetoides. A primeira vez que Sonic realmente ganhou um game em 3D foi no Dreamcast com Sonic Adventure.

O personagem sofreu várias mudanças em 3D. Sonic ficou mais alto, com pernas mais longas, seus olhos mudaram de cor e ele passou a falar bastante nas cenas. A maioria dos fãs concorda que há coisas que deram certo em 3D e outras nem tanto. Sonic Adventure 2 também apresentou um novo personagem para antagonizar Sonic: Shadow the Hedgehog, quase um clone do personagem. Inicialmente Shadow apenas apareceria nesse game, mas sua popularidade garantiu espaço em jogos futuros.

7. Aniversário com Sonic Generations?

Em 2011, o ouriço da Sega comemorou 20 anos desde o lançamento de seu primeiro game e, para celebrar, a empresa criou Sonic Generations. O jogo reunia várias fases de momentos diferentes da carreira do personagem, desde o Mega Drive até Sonic Adventure 2 e Sonic Unleashed. Talvez o mais importante, o game trouxe de volta o Sonic Clássico como um personagem extra. Esta versão clássica de Sonic era barrigudinha e não falava, em contraste com o Sonic moderno. O Sonic Clássico apareceu também em Sonic Forces como um auxílio na luta contra Eggman.

8. Sonic: desenho animado?

Sonic teve várias adaptações para animações e uma das mais conhecidas foi "Sonic the Hedgehog e os Lutadores da Liberdade". Esta animação trazia Sonic e Tails ao lado de personagens que não apareciam nos games como a Princesa Sally, Sonia, Manic, Bunnie Rabbot, entre outros. Mais tarde o personagem ganhou uma versão anime chamada Sonic X, na qual Sonic e seus amigos vão parar na Terra, um pouco mais próximo da ideia do recente filme.

Outras versões animadas do personagem incluem ainda Adventures of Sonic the Hedgehog, uma versão 3D original chamada Sonic Boom e os mais recentes curtas de Sonic Mania chamados Sonic Mania Adventures. Confira um trailer com todos os curtas de Sonic Mania em um único vídeo.

9. Sonic vs Mario?

Apesar de Sonic e Mario terem nascido em um estado de rivalidade nos anos 90, os dois mascotes se entenderam após a Sega parar de produzir hardware e passar a publicar seus jogos também em plataformas da Nintendo. Em 2007, no entanto, houve um dos maiores marcos no mundo dos jogos, quando os personagens se uniram em "Mario & Sonic at the Olympic Games" para Nintendo Wii e Nintendo DS baseado nas Olimpíadas de 2008 em Beijing, China.

A ideia de trazer os personagens para uma disputa neutra como as Olimpíadas realmente combinou e a série ganhou cada vez mais capítulos em Londres 2012, Rio 2016 e agora em Tóquio 2020, sem contar com jogos das Olimpíadas de Inverno. A cada novo game a franquia evoluía mais com campanhas próprias e até mesmo uma campanha com visuais retrô no mais recente Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020.

10. O que é Sonic.exe?

Como todo jogo popular, Sonic ganhou uma "Creepypasta", uma história de terror voltada para disseminação na internet. A história original foi criada em 2011 por um usuário de apelido "JC-the-Hyena", sobre um "Sonic do mal" que mata todos os personagens de seus games. Mais tarde um outro usuário de apelido "MY5TCrimson" transformou o conto em um game jogável e gratuito para PCs.

Qual seu jogo favorito da franquia de Sonic? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.