O Uber vai começar a restringir a atividade de motoristas na plataforma em, no máximo, 12 horas diárias. Ao alcançar esse tempo trabalhado em um único dia, o aplicativo do condutor será bloqueado e só permitirá ficar online e voltar a receber solicitações de viagem após uma pausa de seis horas. A novidade, que foi anunciada nesta quarta-feira (4), não impacta a experiência dos usuários finais.

O recurso já existia em outros países onde a companhia atua e tem previsão de chegar ao app Uber Driver no Brasil nesta semana. Segundo a empresa, a medida é a primeira de uma série de ações em preparação para o Maio Amarelo, campanha de conscientização sobre a segurança no trânsito.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O aplicativo exibirá um contador na tela com o tempo online e o tempo conduzido para facilitar o acompanhamento por parte do motorista. À medida que o limite de 12 horas de corridas se aproxima, o app também emitirá notificações para que o parceiro possa se organizar para o fim do dia de trabalho.

A limitação de tempo tende a evitar que motoristas circulem por longas horas e, assim, coloquem em risco a sua integridade física e a do passageiro. Do mesmo modo, também pode contribuir para reduzir a chance de acidentes.

Veja também: conheça o uberAIR, carro voador da Uber que será testado no Brasil

A restrição de jornada, junto com regras de cadastro mais rigorosas, também tem o potencial de impactar motoristas que compartilham a mesma conta, prática proibida pelos termos de uso do serviço. Uma reportagem da BBC publicada no portal G1 no final de 2019 mostrou como esse expediente vem sendo usado no Brasil para driblar o cenário de desemprego. Em alguns casos, membros de uma mesma famíl

... ia chegam a se revezar no volante para manter o carro rodando 24 horas por dia.

Via Uber e G1

Como denunciar golpe "treme treme" no Uber? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.