O Facebook derrubou mais de seis bilhões de usuários em 2019 com a ajuda de inteligência artificial, resolvendo o que era um grande desafio para a rede social. O sistema de machine learning, além de eliminar perfis falsos, bloqueia milhões de contas que tentam ser criadas diariamente, segundo informações divulgadas pela empresa na última quarta-feira (4). De acordo com a companhia, essa ferramenta foi desenvolvida durante dois anos para lutar contra spam e usuários fake.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O sistema é chamado de "Deep Entity Classification" (DEC), que, em tradução literal, significa "Classificação Profunda de Identidade". De acordo com o Facebook, milhares de critérios são usados para fazer a avaliação das contas e determinar elas sejam banidas. A ferramenta verifica o comportamento de usuários ativos em relação ao restante da comunidade, como número de solicitações de amizade enviadas e páginas curtidas. Uma característica interessante, e benéfica para a rede social, é que, como a inteligência artificial é automática, ela pode evoluir conforme os spams se adaptam.

Segundo o gerente de ciência de dados do Facebook, Bochra Gharbaoui, a ferramenta já reduziu o número de contas falsas em 27%. Como a questão da rede social contra perfis fakes e spam não é recente, barrar usuários não é novidade, porém, os aproximados 6,5 milhões que foram banidos são números volumosos.

Veja também: como excluir muitas fotos no Facebook ao mesmo tempo

Apesar disso, os usuários não têm o que temer. A ferramenta analisa e identifica quatro tipos de perfis fake: contas ilegítimas, que não são representadas pela pessoa em questão; usuários reais que tiveram suas contas comprometidas por hackers; "spammers" que repetidamente mandam mensagens geradas automaticamente; e golpistas que manipulam usuários para cederem suas informações pessoais. O sistema da inteligência artificial consegue identificar, inclusive, hábitos não-humanos para desabilitar estes perfis.

De acordo com a empresa, desde que o DCE foi implementado, a rede social opera com um número aproximado de 5% de todos os 2,89 bilhões de usuários ativos. Esse esforço do Facebook tem ganhado notabi

... lidade dentro do cenário político americano, com as eleições de 2020 e as polêmicas relacionadas a fake news e perfis falsos na última corrida presidencial em 2016.

App do Facebook travando? Descubra como resolver no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.