O Google anunciou, nesta sexta-feira (15), que vai começar a testar protótipos de veículos autônomos no próximo verão (inverno aqui no Brasil) na cidade de Mountain View, na Califórnia, EUA. Eles ainda afirmaram que os carros já estão prontos e rodando em pistas de testes.

Entenda como funcionam os carros autônomos no Brasil e no mundo

Nos últimos anos, a Gigante das Buscas vem investindo bastante nesta área, e já tinha mais de 20 carros Lexus com esta tecnologia de direção autônoma rodando na cidade – sempre com um motorista humano ao lado, por segurança. Estes veículos alcançaram marcas expressivas e estavam rodando 16 mil km por semana no país.

Carros do Google começarão a ser testados no verão americano (Foto: Divulgação/Google)Carros do Google começarão a ser testados no verão americano (Foto: Divulgação/Google)

Com esta grande experiência e um feedback enorme do que fizeram com os Lexus, os desenvolvedores do Google agora já se sentem mais seguros para rodarem com seus próprios protótipos. Foram construídos 25 carros, que serão usados para aprimorar as capacidades do software de se preparar para situações que só encontra de fato na rua.

Você acredita no futuro de tecnologias vestíveis? Comente no Fórum do TechTudo

“Temos orgulho do nosso histórico de direção e desenvolvimento até agora e esse novo estágio nos ajudará a compreender o que realmente significa termos veículos que se pilotam sozinhos no mundo”, diz a empresa.

Os carros têm sensores que removem possíveis pontos cegos e detectam objetos a uma distância de mais de dois campos de futebol em todas as direções. Eles têm apenas dois assentos, espaço para malas, botões para começar e parar, além de uma tela que mostra a rota que o usuário está fazendo. O conceito é ser o mais prático possível.

Cada protótipo anda, no máximo, 40 km/h e terá pilotos de segurança com um volante removível e pedais de acelerar e frear caso precisem assumir o controle do carro. Uma outra parte importante do teste é ver como outros motoristas e a população em geral se portam em relação aos veículos.

Confira um vídeo de um destes carros:

... iv style="width: 100%; height: 100%;" class="youtube left">

Segundo o Google, os carros autônomos podem ser fundamentais para vários pontos. O mais importante delas é ajudar a reduzir o número de acidentes, já que 94% deles são causados por erros humanos, segundo pesquisas. Além disso, também será possível as pessoas que não têm carteira de motorista se locomoverem com maior facilidade.

Via Google Blog



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.