O Dia Mundial da Internet é comemorado no dia 17 de maio e tem como objetivo promover a inclusão digital. Porém, o evento como é hoje só foi estabelecido no ano de 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Há 150 anos, a data era marcada pelo Dia Internacional de Telecomunicações. Conheça mais sobre o dia e saiba o objetivo da ONU em celebrá-la em todo o mundo.

Sob críticas, Internet.org alcança 1 bilhão de pessoas com o Facebook

Da União Internacional de Telecomunicações ao Dia Mundial da Internet; conheça a história (Foto: Pond5)

Em 17 de maio de 1865, vinte países se reuniram para discutir o crescimento do telégrafo, sistema que transmitia mensagens em longas distâncias de maneira rápida e confiável. O encontro buscava estabelecer acordos para expandir as redes e formar uma conexão internacional. Sendo assim, na data, foi criada a União Internacional de Telecomunicações (UIT), uma agência especializada da ONU.

Com o passar dos anos e das revoluções tecnológicas, o Dia Mundial de Telecomunicações passou a ser acompanhado do Dia Mundial da Sociedade de Informação. A UIT começou a colaborar não só com a melhoria de infraestrutura de telecomunicações e com o crescimento da acessibilidade, mas também com um mundo conectado e informado.

Porém, a maneira como transmitimos informações não parou de evoluir e, em 2006, em uma assembleia em Madri, na Espanha, a ONU estabeleceu também, na mesma data, o Dia Mundial da Internet, com o objetivo de promover a inclusão digital.

Telégrafo: sistema para transmitir mensagens de um ponto para outro em distância (Foto: Divulgação/ITU)

Um terço do mundo está conectado

A União Internacional de Telecomunicações tem hoje 192 países-membros e, de acordo com pesquisa realizada em 2015 pela Internet.org, apenas 37% da população mundial está conectada à Internet.

Em 2006, quando foi estabelecido o Dia Mundial da Internet, o Twitter se tornou a mídia mais consumida no mundo e o número de pessoas na rede já passava de 1 bilhão. Nos últimos quase dez anos, os números cresceram pouco. Para o

... ink-do-autolink-semantico">Facebook, até o final de 2015, três bilhões de usuários terão acesso à internet. Para isso, mesmo sob críticas, o projeto Internet.org avança em áreas sem conexão.

Para saber mais sobre os 150 anos do Dia Mundial das Telecomunicações e da história do Dia Mundial da Internet, baixe o aplicativo ITU 150 no TechTudo Downloads.

Via Nações Unidas e ITU 150

Qual a sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.