O aplicativo Coronavírus SUS, do Ministério da Saúde, tem como objetivo conscientizar a população sobre a doença por meio de notícias oficiais e orientações corretas de prevenção e identificação de sintomas. O app está disponível para download grátis em celulares Android e iPhone (iOS) e fornece, entre outras coisas, um mapa com as unidades de saúde mais próximas da localização do indivíduo e um formulário de autoexame para identificar uma possível contaminação.

O Coronavírus SUS acumula mais de 100 mil downloads na Play Store, desde o lançamento na última semana de fevereiro. Na App Store, loja do sistema da Apple, o aplicativo está em 7º lugar na lista de apps mais baixados nesta sexta-feira (13), segundo a plataforma App Annie, consultoria especializada em mercado mobile.

Semana do Consumidor 2020: quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A página inicial do aplicativo exibe um mapa com os arredores do usuário, conforme a autorização de acesso às coordenadas do celular. Para facilitar a busca por ajuda médica, são indicadas as unidades de saúde mais próximas, baseadas na localização do smartphone. Basta tocar em um dos ícones para conferir informações sobre os postos de saúde, como o endereço completo e telefone para contato.

A opção "Como está sua saúde nesse momento" permite que o usuário classifique seu estado de saúde atual e, caso informe que está doente, poderá preencher um formulário de autoavaliação, selecionando os sintomas que está sentindo, se teve contato com casos suspeitos ou confirmados do Covid-19 nos últimos 14 dias e se esteve em outro país.

Caso o exame virtual indique que há possibilidade de infecção, o usuário será orientado a procurar uma unidade de saúde e a seguir medidas de prevenção da propagação do novo coronavírus, como usar máscaras, lavar as mãos e evitar aglomerações.

O app também explica detalhadamente os sintomas da doença, o que são os coronavírus, as formas de transmissão e prevenção, quem deve usar máscaras, como é feito o diagnóstico e informações para pessoas que vão viajar para regiões afetadas pela doença.

Como forma de evitar a propagação de informações falsas sobre a doença, o aplicativo dedica uma seção para reunir um feed de notícias oficiais do Ministério da Saúde, com notas publicadas no site e nas redes sociais do órgão.

O app também possui um link para os canais de comunicação da entidade voltados para a checagem de fatos sobre o coronavírus. Qualquer usuário pode c

... onfirmar a veracidade de notícias e imagens recebidos através do site www.saude.gov.br/fakenews, pelo WhatsApp (61) 99289-4640 ou pelo Disque Saúde 136.

O Ministério da Saúde anunciou o lançamento do aplicativo em seu perfil no Twitter no dia 29 de fevereiro. Até o momento, o app possui mais de 100 mil downloads na Google Play Store.

Coronavírus: como limpar o celular? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.