Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O arquivo de hosts do Windows, assim como em outros sistemas, pode ser usado para identificar equipamentos, restringir acessos e diversas outras funções. Porém, se estiver tendo problemas por causa de uma alteração recente, veja como redefinir o arquivo de volta ao padrão para que tudo volte a funcionar como antes.

Como editar arquivos de Hosts do Windows também no Mac OS

Notebook HP EliteBook 8 (Foto: Divulgação/HP)Aprenda a redefinir o arquivo de Hosts de volta ao padrão (Foto: Divulgação/HP)

Como redefinir o arquivo de Hosts de volta ao padrão manualmente

Passo 1.  Abra o Explorer e vá para a pasta Windows\System32\Drivers\etc;

Acessando a pasta %WinDir%\System32\Drivers\Etc no Explorer (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a pasta %WinDir%\System32\Drivers\Etc no Explorer (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Clique no arquivos hosts atual e pressione a tecla F2 para renomeá-lo como "hosts.old";

Renomeando o arquivo hosts atual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Renomeando o arquivo hosts atual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Se uma autorização for solicitada, clique em “Continuar”;

Autorizando a mudança do nome do arquivo hosts atual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Autorizando a mudança do nome do arquivo hosts atual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Depois disso, clique no menu Iniciar e digite “bloco de notas”. Quando o programa aparecer no menu, clique com botão direito sobre ele e selecione a opção “Executar como administrador” e autorize a execução do programa;

Executando o Bloco de Notas como Administrador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Executando o Bloco de Notas como Administrador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Se você estiver usando o Windows XP ou Windows Server 2003, copie o texto abaixo para dentro do Bloco de Notas;

<pre># Copyright (c) 1993-1999 Microsoft Corp. # # Este é um exemplo de arquivo HOSTS usado pelo Microsoft TCP/IP para Windows. # # Este arquivo contém mapeamentos de endereços IP para nomes de host. Cada # entrada deve ser mantida em uma linha individual. O endereço IP deve # ser colocado na primeira coluna seguida do nome de host correspondente. # O endereço IP e o nome do host devem ser separados pelo menos um # espaço. # # Além disso, os comentários, como esses, podem ser inseridos em linhas # individuais ou após o nome da máquina marcado por um símbolo '#'. # # Por exemplo: # # 102.54.94.97 rhino.acme.com # servidor de origem # 38.25.63.10 x.acme.com # host do cliente x 127.0.0.1 localhost
</pre>

Passo 6. Se estiver usando o Windows Vista ou Windows Server 2008, copie este texto abaixo para dentro do Bloco de Notas;

<pre># Copyright (c) 1993-2006 Microsoft Corp. # # Este é um exemplo de arquivo HOSTS usado pelo Microsoft TCP/IP para Windows. # # Esse arquivo contém mapeamentos de endereços IP para nomes de host. Cada # entrada deve ser mantida em uma linha individual. O endereço IP deve # ser colocado na primeira coluna seguida do nome de host correspondente. # O endereço IP e o nome do host devem ser separados por pelo menos um # espaço. # # Além disso, os comentários, como esses, podem ser inseridos em linhas # individuais ou após o nome da máquina marcado por um símbolo '#'. # # Por exemplo: # # 102.54.94.97 rhino.acme.com # servidor de origem # 38.25.63.10 x.acme.com # host do cliente x 127.0.0.1 localhost ::1 localhost
</pre>

Passo 7. Se você estiver usando o Windows 7, copie o texto abaixo para dentro do Bloco de Notas;

<pre># Copyright (c) 1993-2006 Microsoft Corp. # # Este é um arquivo de HOSTS de exemplo usado pelo Microsoft TCP/IP para Windows. # # Esse arquivo contém mapeamentos de endereços IP para nomes de host. Cada # entrada deve ser mantida em uma linha individual. O endereço IP deve # ser colocado na primeira coluna seguida do nome de host correspondente. # O endereço IP e o nome do host devem ser separados pelo menos um # espaço. # # Além disso, os comentários, como esses, podem ser inseridos em linhas # individuais ou após o nome da máquina marcado por um símbolo '#'. # # Por exemplo: # # 102.54.94.97 rhino.acme.com # servidor de origem # 38.25.63.10 x.acme.com # host do cliente x # A resolução de nome localhost é tratada dentro do DNS. # 127.0.0.1 localhost # ::1 localhost
</pre>

Passo 8. Se você estiver usando o Windows 8, copie o texto abaixo para dentro do Bloco de Notas;

<pre># Copyright (c) 1993-2006 Microsoft Corp. # # Este é um exemplo de arquivo HOSTS usado pelo Microsoft TCP/IP para Windows. # # Esse arquivo contém mapeamentos de endereços IP para nomes de host. Cada # entrada deve ser mantida em uma linha individual. O endereço IP deve # ser colocado na primeira coluna seguida do nome de host correspondente. # O endereço IP e o nome do host devem ser separados pelo menos um # espaço. # # Além disso, os comentários, como esses, podem ser inseridos em linhas # individuais ou após o nome da máquina marcado por um símbolo '#'. # # Por exemplo: # # 102.54.94.97 rhino.acme.com # source server # 38.25.63.10 x.acme.com # x client host # localhost name resolution is handle within DNS itself. # 127.0.0.1 localhost # ::1 localhost
</pre>

Passo 9. No Bloco de notas, clique no menu “Arquivo” e depois na opção “Salvar como”;

Salvando o arquivo criado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Salvando o arquivo criado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 10. Na janela “Salvar como”, coloque “%WinDir%\System32\Drivers\Etc\hosts” (sem as aspas) no campo “Nome”. No campo “Tipo” mude para “Todos os arquivos (*.*)” e depois clique no botão “Salvar”;

Salvando o novo arquivo hosts no lugar do antigo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Salvando o novo arquivo hosts no lugar do antigo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 11. Para efetivar a mudança e usar o novo arquivo de configuração, reinicie o sistema.

Como redefinir o arquivo de Hosts de volta ao padrão usando o Microsoft Fix it

Passo 1. Baixe o Microsoft Fix It 50267 (http://go.microsoft.com/?linkid=9668866);

Baixando o Microsoft Fix it 50267 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Baixando o Microsoft Fix it 50267 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Vá para a pasta onde o arquivo foi baixado e execute;

Executando o Microsoft Fix it 50267 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Executando o Microsoft Fix it 50267 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Se aparecer uma tela com um aviso de segurança, clique no botão “Executar” para iniciar o aplicativo;

Autorizando a execução do Microsoft Fix it 50267 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Autorizando a execução do Microsoft Fix it 50267 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Na primeira tela do programa, marque a opção “Concordo” e, em seguida, clique no botão “Avançar”;

Concordando com os termos de uso e iniciando o programa (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Concordando com os termos de uso e iniciando o programa (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Quando aparecer a tela de autorização do Windows, informe os dados da conta de administrador ou apenas clique no botão “Sim”;

Autorizando o Microsoft Fix it 50267 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Autorizando o Microsoft Fix it 50267 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Aguarde o programa terminar o processamento. Depois, clique no botão “Fechar”;

Fechando o programa (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Fechando o programa (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Em seguida, o programa pedirá para reiniciar o sistema. Para confirmar, clique no botão “Sim” e aguarde.

Reiniciando o sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Reiniciando o sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! No momento em que o sistema iniciar novamente, seu arquivo de Hosts já estará de volta ao padrão e qualquer que seja o problema causado por ele, será resolvido.

Qual é o melhor antivírus grátis? Comente no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.