O Google Maps é o serviço de aplicativo do Google, disponível para Android e iOS, que permite a visualização de mapas e imagens via satélite. O serviço ajuda inúmeras pessoas a se locomover entre dois pontos específicos, seja de ônibus, trem, carro ou a pé. Além de algumas funcionalidades clássicas, como mostrar o melhor trajeto para o destino desejado e a localização em tempo real do transporte público, o app também mostra estabelecimentos nas redondezas e, inclusive, dá a opção de reservar uma mesa.

Mais que isso, o Google Maps tem funções específicas para a versão web. Desse modo, planejar uma viagem em casa ou escolher opções de rotas antes de iniciar o trajeto tende a ser cada vez mais fácil. Por mais que não tenha algumas características da versão mobile, no computador é possível fazer coisas inusitadas com o serviço. A seguir, confira sete funcionalidades próprias do Google Maps no PC que vão facilitar o modo com que você se transporta.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Imprimir trajetos

Após pesquisar uma rota para o destino de sua escolha, é possível imprimir esse trajeto e levá-lo como um mapa físico. Quando o meio de transporte e outros detalhes da viagem estiverem definidos, basta clicar no ícone de opções, no canto superior esquerdo, e, em seguida, selecionar "Imprimir". A rota escolhida será impressa junto a outras opções de caminho. Antes de enviar para a impressora, o usuário também pode manipular o mapa com zoom, para aproximar ou afastar a imagem.

2. Medir a distância entre dois ou mais pontos

Para quem quiser saber exatamente quão longe um lugar é do outro, a versão web do Google Maps permite calcular a distância entre dois pontos. Para isso, o usuário deve clicar com o botão direito no ponto de origem, depois selecionar "Medir distância" e, em seguida, clicar com o botão esquerdo no destino. O serviço irá mostrar a distância em quilômetros e milhas. Além disso, é possível adicionar mais pontos, basta continuar clicando com o botão esquerdo as demais localizações. Para encerrar a medição, é preciso clicar com o botão direito e selecionar "Limpar dimensões".

3. Encontrar coordenadas

Existem dois modos de trabalhar com coordenadas no Google Maps: inserindo-as ou encontrando-as. Caso o usuário tenha as coordenadas e quer saber onde elas levam, basta digitá-las na caixa de pesquisa, como se estivesse pesquisando uma rua. Os formatos que funcionam são: graus, minutos e segundos (DMS, na sigla em inglês); graus e minutos decimais (DMM); e graus decimais (DM). Então, o serviço mostrará o endereço e a localização correspondente no mapa.

Para descobrir as coordenadas de algum lugar específico, a pessoa deve clicar com o botão direito no ponto em questão e, em seguida, selecionar a opção "O que há aqui?". Na parte inferior da tela, irá aparecer uma caixa com as coordenadas do local.

4. Contribuir para a edição do mapa

Você pode informar ao Google possíveis erros ou mudanças no Maps, como a adição de vias ou uma rua sinalizada na contramão. A empresa pede que os usuários os avisem em casos de: nomes de vias incorretos; informações erradas sobre vias de sentido único ou mão dupla; vias interditadas ou inexistentes e demais erros. Para informar um possível problema, a pessoa deve clicar no ícone de opções, no canto superior esquerdo, e, em seguida, selecionar "Enviar feedback". Após esse processo, é possível escolher que tipo de resposta dar ao Google sobre o serviço.

5. Salvar lugares preferidos e ace

... ssá-los em qualquer dispositivo

No Google Maps, é possível salvar endereços específicos como "Casa" ou "Trabalho", por exemplo. Além disso, você pode organizar outros lugares por categorias, como favoritos ou os locais que deseja visitar no futuro. Para guardar endereços importantes, basta clicar no ponto em questão e, em seguida, em "Salvar". Depois disso, aparecerão as alternativas "Favorito", "Quero visitar", "Lugares com estrela" e "Nova lista", para salvar cada endereço e acessá-los depois no smartphone ou em outros dispositivos.

6. Procurar direções com um único clique

A chamada "pesquisa preguiçosa" disponibiliza muitas opções. Para acessá-la, basta clicar com o botão direito no ponto desejado e, então, escolher entre as funções apresentadas. Dentre elas, é possível buscar rotas para aquele local em "Rotas até aqui", encontrar caminhos daquele lugar até outro ponto em específico com a opção "Rotas a partir daqui" ou mesmo pesquisar restaurantes, bares ou pontos culturais com o "Pesquisar nas proximidades".

7. Ver e editar seu histórico de navegação

O Google Maps também possui um histórico, com os endereços pesquisados, rotas encontradas e demais atividades do usuário. Para acessá-lo, é necessário clicar no ícone de opções, no canto superior esquerdo, e, logo após, em "Atividades no Google Maps". Uma nova guia será aberta no navegador com as atividades no Google Maps. Se desejar apagar algo, a pessoa pode optar por excluir eventos individuais, clicando no ícone de opções à direita e, então, em "Excluir", ou apagar toda a atividade realizada naquele dia em especial, clicando na lixeira ao lado da data.

Via PCMag



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.