Várias fabricantes investem em câmeras de ação, como a GoPro e a Sony Action Cam, mas muitas custam caro. Pensando nisso, um estudante resolveu criar a próprio modelo da câmera, gastando menos e usando componentes que hoje em dia se tornaram simples de encontrar (graças ao mundo do financiamento coletivo). Tudo pode ser feito utilizando um computador Raspberry Pi e uma impressora 3D. 

GoPro adquire empresa especializada em panoramas e vídeos em 360º

Action cam feita em casa promete imagem 'de GoPro' (Foto: Divulgação/Connor Yamada)

Connor Yamada, estudante de engenharia elétrica da Universidade de Vermont, Estados Unidos, decidiu desenvolver o projeto após ter adquirido uma GoPro. Yamada queria projetar um modelo mais barato, open-source e que fosse focado especialmente em bicicletas.

Qual é a melhor câmera de ação (action cam)? Comente no Fórum do TechTudo.

O design da câmera foi baseado em componentes COTS (Commercial off the shelf) e, se você tiver uma impressora 3D e uma solda de ferro, já pode começar a construir o projeto. Com isso em mente, Yamada começou com um Raspberry Pi A, a versão mais recente e de baixa potência do modelo A. Com ele, é possível ter acesso a centenas de elementos, como o módulo da câmera.

É possível criar o modelo com uma impressora 3D e um Raspberry Pi (Foto: Divulgação/Connor Yamada)

O primeiro protótipo construído pelo estudante utilizou plataforma open-source e foi apenas para se certificar de que a câmera iria funcionar. A partir de então, foram três objetivos principais: bateria de longa duração, comunicação wireless e gabinete simples e durável. Para isso, foram usados, além do Raspberry Pi, uma bateria de 2000 mAh LiPo, cartão MicroSD de 32 GB e um adaptador USB WiFi Edimax, entre outros.

O resultado dessa brincadeira é uma câmera que filme imagens em boas resolução e com preço interessante. Seu custo é estimado entre U$ 90 e U$ 100 (valor entre R$ 269 e R$ 299 em c

... onversão direta), preço bem mais acessível do que de algumas action cams já existentes no mercado. Yamada afirma que pretende continuar trabalhando em seu projeto para torná-lo ainda mais barato e competitivo. Quem sabe não veremos essa simpática câmera no mercado em breve?

Confira vídeo da câmera em ação:

Via DIY Photography, Connor Yamada e Geeky Gadgets



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.