O regime de home office foi adotado nas últimas semanas como medida de prevenção ao Coronavírus por empresas de todo o mundo. No Brasil, companhias como Itaú Unibanco e Mastercard, que recentemente confirmaram casos da Covid-19 em funcionários, aderiram ao método. Companhias de tecnologia como Google, Microsoft, Twitter, LinkedIn, Facebook e Amazon, também passaram a promover o trabalho em casa para os escritórios em vários países.

Para ajudar na produtividade dos funcionários que estão trabalhando em esquema de home office por causa do aumento dos casos de Coronavírus, empresas como Google e Microsoft liberaram gratuitamente ferramentas de comunicação à distância. Saiba a seguir o que significa home office e confira uma lista com 13 programas úteis para usar no seu primeiro dia de trabalho em casa.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Veja também: Skype Online: saiba como usar

O que é home office?

Home office significa trabalho em casa, em tradução livre do inglês. O sistema é um regime bastante comum para profissionais autônomos e freelancers em que os funcionários trabalham remotamente. Esse esquema é cada vez mais adotado por grandes empresas para diminuir custos e aumentar a qualidade de vida de funcionários. No home office, os trabalhadores podem, por exemplo, evitar o trânsito e ganhar mais tempo livre para se dedicar a outras atividades, como fazer um curso ou praticar esportes.

Fazer home office não significa trabalhar exclusivamente em casa. Hoje em dia é muito comum o uso de espaços públicos como cafés, bibliotecas e livrarias com acesso à Internet, ou locais privados, como os co-working — locais onde pessoas e empresas têm acesso a uma estrutura básica para trabalhar, com mesas, cadeiras e energia elétrica.

Trabalho remoto em tempos de Coronavírus

De acordo com o Google Trends, serviço que monitora buscas na Internet, o interesse pelo tema "home office" atingiu na primeira semana de março o nível mais alto dos últimos 90 dias, com aumento de 34% nas buscas do site em todo planeta. A expressão “work from home” (trabalhar de casa) registrou, no mesmo período, o maior número de buscas dos últimos três meses. Os Estados Unidos lideram as buscas pelo termo nos últimos três meses, com Cingapura e Índia na lista dos cinco países que mais pesquisaram o tema.

Segundo informações divulgadas pelo site Recode, desde o final de janeiro, a Microsoft registra um aumento de 500% no uso de videoconferência na China. O uso também cresceu nos Estados Unidos entre os funcionários da Microsoft: o volume de bate-papo no Microsoft Teams aumentou em 50%, enquanto as reuniões por videoconferência tiveram um aumento de 37%.

O Google oferecerá até 1º de julho recursos avançados do Hangouts Meet, aplicativo empresarial de reuniões. Usuários do G Suite e G Suite for Education poderão, durante esse período, realizar videochamadas com até 250 pessoas sem pagar nada. Já a Microsoft liberou o uso gratuito por seis meses do Microsoft Teams, serviço corporativo premium de mensagens, e aumentou o limite de usuários. Ambos os serviços permitem gravar e salvar as chamadas realizadas.

Confira a seguir 13 programas para facilitar o trabalho em casa durante o Coronavírus.

1. Comunicação com a equipe

Slack

O Slack é um software que aumenta a produtividade das conversas de trabalho, excluindo a necessidade de e-mails ou mensagens via WhatsApp. Toda a comunicação de um projeto é reunida em um só ambiente, com publicações que podem ser públicas ou privadas. A ferramenta faz integração com outros serviços, c

... omo Google Drive, Office 365 e Trello.

2. Videoconferências

Skype

O Skype é um dos serviços de chamada de voz e vídeo mais populares na Internet, e está disponível para celulares, tablets, TVs e consoles de jogos. A versão gratuita suporta até 20 usuários, enquanto a versão paga, o Skype for Business, permite conversar com até 250 pessoas em uma mesma chamada.

Com o Skype é possível trocar mensagens de texto, fazer reuniões, compartilhar arquivos e telas com outros usuários. As conversas são gratuitas, mas há cobrança em ligações para telefones convencionais.

Hangouts Meet

Simples e funcional para equipes que precisam conversar por vídeo, o Hangouts Meet é um programa do Google que está com recursos premium liberados para todos neste período — ou seja, não é preciso ser assinante de uma conta corporativa.

A ferramenta permite agendar reuniões, mandar lembretes pelo calendário, fazer reuniões por vídeo e compartilhar arquivos. Está disponível para PC, além de celulares Android e iPhone (iOS).

Zoom Meetings

Com foco corporativo, o Zoom Meetings é uma ferramenta de videoconferência que possibilita fazer reuniões por vídeo entre duas pessoas ou com 500 participantes, além de webinars com até 10 mil pessoas. Também é possível compartilhar arquivos, textos e apresentações pelo bate-papo. A versão básica é gratuita, e pode ser acessada em PCs com Windows, macOS e Linux, além de smartphones Android ou iPhone.

3. Organização das tarefas da equipe

Trello

O Trello é uma ferramenta colaborativa para organizar tarefas individuais ou em grupo. Bastante intuitivo, o programa apresenta quadros em que são colocadas as listas de tarefas separadas por cartões coloridos com prazos e objetivos definidos.

A plataforma oferece recursos de checklist para indicar coisas imprescindíveis ao projeto, upload de arquivos e etiquetas coloridas que permitem ao usuário separar os arquivos por temas. É semelhante à organização dos lembretes com post-its. O Trello oferece planos gratuitos e pagos, e está disponível para Android, iPhone e PC.

Clicksign

O Clicksign (clicksign.com) oferece gestão e assinatura de documentos com validade jurídica. O plano básico dá direito a cinco documentos por mês. Com a ferramenta, é possível assinar à distância documentos urgentes que não podem esperar o surto do Coronavírus.

Bitrix24

A Bitrix24 (bitrix24.com.br) é uma plataforma de gerenciamento de projetos e colaboração que gera relatórios, faz controle de tempo em atividades e possui grupo de bate-papo. A empresa ampliou a versão gratuita para uso ilimitado de usuários devido ao Coronavírus.

WeTransfer

O WeTransfer é um programa para compartilhamento de arquivos grandes pela Internet bastante útil para trabalho remoto. Ele permite compartilhar na versão gratuita até 2 GB de arquivos para até 20 e-mails. Para utilizar, é só fazer o download que o documento chega até o destinatário em forma de arquivo zipado.

Postgrain

O Postgrain é um gerenciador de postagens para Instagram que permite compartilhamento no Facebook e Twitter. O serviço faz o agendamento das postagens por data e horário. Na versão gratuita, o usuário pode fazer até oito publicações por mês.

5. Compartilhamento de arquivos na nuvem

Google Drive

O Google Drive é um serviço de armazenamento na nuvem de arquivos como textos, fotos, vídeos e músicas. O seu uso dispensa a necessidade de HD externo ou pen drives, e é possível compartilhar os documentos com outros usuários. Os arquivos, planilhas e apresentações do Google salvam automaticamente todas as alterações feitas na nuvem.

Essas características tornam a ferramenta muito prática e atrativa para as empresas. O programa integra-se com outros produtos como Google Docs, Google Fotos, Google Sheets, Google Forms e Google Slides. Os 15 GB iniciais de armazenamento são gratuitos.

Dropbox

O Dropbox também armazena dados na nuvem e permite o compartilhamento de dados, porém, a versão gratuita dá direito a apenas 2 GB de espaço de armazenamento. É possível conseguir mais espaço convidando amigos para utilizar o serviço.

OneDrive

O OneDrive é o serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece 5 GB de arquivos grátis para usuários de Android, iPhone (iOS) e no PC. A ferramenta também possui a funcionalidade "Cofre Pessoal" para guardar arquivos confidenciais protegidos por senha.

6. Controle de horas trabalhadas

Toggl

O Toggl é uma ferramenta de controle das horas trabalhadas disponível para PC, Android e iPhone que mensura o tempo investido em cada projeto ou cliente. O programa faz essa contagem automaticamente por funcionário ou equipe, e gera relatórios detalhados, eliminando a necessidade do preenchimento de planilhas.

Via Recode, The Verge, Business Insider, NPR e Valor Econômico (1, 2 e 3)

Coronavírus: como limpar o celular? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.