Um novo golpe que circula no WhatsApp nesta quinta-feira (19) promete Netflix de graça durante o período de isolamento e quarentena para prevenção do surto do novo coronavírus. A mensagem falsa diz que libera acesso ao serviço de streaming após o usuário fazer o suposto cadastro grátis na Netflix pelo link indicado, que não é oficial e é potencialmente malicioso. Segundo análise do dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, o endereço do golpe tem mais de 1 milhão de acessos e compartilhamentos.

Não há registros oficiais de Netflix grátis durante a pandemia da Covid-19. Com base em outros golpes semelhantes, é possível concluir que o objetivo dos cibercriminosos seja ganhar dinheiro com anúncios fraudulentos ou roubar dados dos usuários, em golpe conhecido como phishing.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A Netflix decidiu liberar o acesso a sua plataforma de filmes e séries pelo período de isolamento das pessoas, mas é por pouco tempo o cadastramento! Corre no site: netflix-usa.net/?periodo-de-isolamento-gratis

De acordo com o Google Trends, ferramenta que monitora buscas na Internet, a procura por termos como "netflix isolamento", "netflix libera acesso" e "netflix grátis" tiveram aumento repentino ao longo das últimas 24 horas. No Twitter, usuários também reagiram à informação falsa — veja algumas postagens ao final da matéria.

A Netflix oferece ferramentas online para detectar golpes com o nome da empresa de streaming. Ao suspeitar de alguma suposta oferta da Netflix, é possível conferir a veracidade no site oficial (netflix.com/signup/planform), que lista os planos disponíveis na plataforma.

O atendimento por telefone está disponível pelo número 0800 761 4631 das 8h até 23h (horário de Brasília). Assinantes também podem seguir as dicas da página de segurança do serviço (netflix.com/security), no caso de movimentação estranha na conta da Netflix.

Golpes se aproveitam do novo coronavírus

Outras mensagens falsas que circulam no WhatsApp se aproveitam da pandemia do novo coronavírus para enganar usuários. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o surto da Covid-19 trouxe uma infodemia de desinformação, pela quantidade exagerada de notícias sobre o assunto. Portanto, é importante questionar mensagens muito encaminhadas no WhatsApp, já que podem se tratar de boatos.

É o caso de um texto que promete distribuição grátis de mais de 1 milhão de unidades de álcool em gel produzido pela Ambev, com link para inscrição. A fabricante de cervejas realmente vai doar o produto a hospitais públicos, mas o endereço com as supostas informações é falso e se assemelha a golpe de phishing.

Também há registros textos oferecendo diagnóstico grátis para o coronavírus causador da Covid-19, com formulários de verificação ou supostas consultas grátis com médicos pelo WhatsApp. Os links que acompanham as mensagens são falsos e também têm potencial para roubar dados dos usuários.

Como se proteger?

Em períodos de crise, é comum o aumento da circulação de fake news e correntes falsas pelas redes sociais. De acordo com o diretor do dfndr lab Emilio Simoni, é importante duvidar de textos que não acompanhem l

... inks para fontes oficiais de órgãos de saúde, como a OMS ou o Ministério da Saúde, ou notícias de veículos conhecidos da imprensa.

Ao acessar páginas para inserir dados pessoais, é importante verificar se o endereço começa com o código HTTPS, que possui uma camada de segurança a mais que o HTTP. Também é sempre válido manter um antivírus instalado em seu celular, manter o sistema operacional atualizado e tomar cuidado extra ao utilizar redes Wi-Fi públicas.

Como remover vírus do navegador do Android? Veja no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.