O PlayStation 5 (PS5) e o Xbox Series X, novos consoles da Sony e Microsoft, tiveram suas especificações técnicas divulgadas nesta semana. Com lançamentos previstos para o final de 2020, a ficha técnica dos aparelhos chama a atenção pela potência. Agora que o hardware do Xbox Series X e do PS5 foram oficialmente publicados, o TechTudo preparou uma comparativo entre os videogames. Veja, nas linhas a seguir, as configurações de cada máquina e decida qual é a melhor. Vale lembrar que o preço e a data de desembarque no Brasil ainda não foram revelados.

Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

CPU

Tanto o PS5 quanto o Xbox Series X têm um processador AMD em seu interior. Ambos estão equipados com um processador customizado de arquitetura Zen 2, sendo que o videogame da Microsoft chega a uma frequência de até 3,8 GHz, enquanto o concorrente chega até a 3,5 GHz. As CPUs instaladas nos dois aparelhos possuem oito núcleos.

No caso do Xbox, sete dos núcleos serão utilizados para processar o game. O núcleo restante servirá para processar o sistema operacional da plataforma. Alguns jogos podem utilizar todos os núcleos, mas, nesse caso, a frequência chega a no máximo 3,6 GHz.

GPU

No quesito de placa gráfica, os dois também apostam na mesma peça. A GPU escolhida foi a AMD RDNA 2, mas cada um com uma versão personalizada, o que tende a trazer diferenças de performance entre as máquinas. Nesse quesito, o desempenho do Xbox Series X promete ser um pouco melhor, já que o console terá 12 teraflops de processamento, o dobro em relação ao atual Xbox One X, por exemplo. O teraflop é o conceito que define a velocidade com que os cálculos matemáticos são realizados pelo dispositivo. A GPU do videogame da Microsoft tem 52 CUs e 1.825 GHz.

No caso do PlayStation 5, o processamento gráfico terá a velocidade de 10.3 teraflops (aproximadamente), com 36 CUs e 2.23 GHz. Ambos os dispositivos terão o chamado ray tracing, que é uma tecnologia que permite processar gráficos com luzes, sombras e contrastes ultrarrealistas.

Memória

O Xbox Series X conta com memória RAM de 16 GB GDDR6. Além disso, ele vem equipado com um SSD de 1 TB. O SSD é muito mais rápido do que os tradicionais HDs, o que deve fazer com que os jogos sejam carregados de maneira muito mais veloz do que na atual geração de consoles. O PS5 também terá memória RAM de 16 GDDR6. Os dados do videogame, porém, ficarão armazenados em um SSD de 825 GB. Os dois aparelhos terão a possibilidade de receber um upgrade no armazenamento.

Controles

A apresentação do PlayStation 5 (PS5), realizada na última quarta-feira (18), foi mais técnica e mostrou questões apenas sobre o desempenho do videogame. Por causa disso, o controle do novo aparelho, que muito provavelmente se chamará "DualShock 5", não foi mostrado ao público. Isso aconteceu de maneira diferente com a Microsoft, que deu detalhes sobre o novo controle sem fio Xbox, que está bem parecido com a versão atual. Entre as novidades, porém, estará um direcional digital de alto relevo. O controlador também continuará sendo alimentado a partir de pilhas, que provavelmente terão que ser compradas a parte.

Design

O visual do PS5 não foi revelado e segue sendo um mistério. Apesar disso, vazamentos de supostas imagens do aparelho dão conta de que ele poderia ter um formato da letra “V”, que representa o número “cinco” em algarismos romanos.

A Microsoft não fez suspense e já mostrou todo o design do novo produto. O visual do aparelho foi revelado em dezembro, durante o The Gam

... e Awards 2019, premiação considerada o “Oscar dos videogames”. Na conferência da semana passada, o formato vertical do Xbox Series X foi mostrado em detalhes. A Microsoft chegou a brincar com o fato de que fãs compararam o videogame a uma geladeira. Ela postou em suas redes sociais uma montagem mostrando que, na verdade, o aparelho terá pouco mais de 30 cm, enquanto uma geladeira chega a ter 1,7 m.

Relembre as principais curiosidades do Xbox One X, precursor do lançamento da Microsoft

Lançamento

Nem a Sony nem a Microsoft deram detalhes sobre a data de lançamento dos videogames. A única informação que foi divulgada, nos dois casos, é que eles chegarão nas lojas no final de 2020. Uma questão debatida pelos fãs nas últimas semanas, porém, é o fato de que os aparelhos poderiam atrasar ou chegar às lojas com unidades reduzidas. Essa especulação tem acontecido por causa do surto de Covid-19 (coronavírus) no mundo, que está mexendo com a produção e economia de empresas e países.

Qual sua previsão para o PS5? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.