É possível fazer chamada de vídeo em grupo pelo WhatsApp. Com o recurso, usuários podem se conectar com várias pessoas ao mesmo tempo de maneira fácil e grátis. A ferramenta é útil para quem precisa fazer reuniões a distância ou manter contato com amigos e parentes que estão longe, já que o mensageiro permite videoconferência com até quatro pessoas simultaneamente.

A função está disponível no aplicativo para celulares com Android ou iPhone (iOS) e também pode ser utilizada no WhatsApp Web com um truque. Confira, a seguir, como fazer chamada de vídeo com várias pessoas no WhatsApp e outras perguntas e respostas sobre o recurso.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Como fazer chamada de vídeo no WhatsApp em grupo

Para fazer chamada de vídeo no WhatsApp em grupo, basta seguir alguns passos. Escolha o primeiro contato para o qual deseja realizar a ligação e abra uma conversa. Depois, toque no ícone da câmera no canto superior direito da tela.

Quando a pessoa atender a chamada, será possível adicionar mais usuários à conversa. Para isso, toque no ícone com o "+" no canto superior direito e selecione os contatos desejados. O processo pode ser repetido até o limite de quatro usuários.

2. Chamada de vídeo em grupo WhatsApp: quantas pessoas podem participar?

O WhatsApp permite videoconferência em grupo com até quatro pessoas. Qualquer participante pode deixar a ligação no momento em que desejar — a chamada só será encerrada quando restar somente uma pessoa na conversa. Além disso, o criador da chamada de vídeo pode deixar a ligação antes do término, sem prejuízo para os outros participantes.

Entre as limitações da videoconferência do WhatsApp, também está a impossibilidade de alternar imagens com o vídeo, como compartilhar a tela do celular — função ideal para aulas online e reuniões. A ferramenta, porém, permite ao usuário revezar entre vídeo ou somente áudio. O recurso também permite usar outro aplicativo do celular e continuar na chamada — seu vídeo ficará pausado.

3. Como fazer chamada de vídeo pelo WhatsApp Web

É possível fazer chamada de vídeo pelo WhatsApp Web com um truque. Para isso, é preciso instalar a versão do aplicativo para Android no computador usando emuladores como BlueStacks ou Nox. Em seguida, é preciso baixar o APK do WhatsApp e preciso instalar o mensageiro no emulador. Para continuar, registre seu número na plataforma e inicie uma nova conversa com um novo contato. Em seguida, salve o contato e escolha a opção "Chamada de vídeo" para fazer a ligação.

Caso planeje fazer uma videoconferência no computador, o ideal é evitar o WhatsApp e recorrer a programas feitos especialmente com essa finalidade para desktop.

4. Quais são as alternativas para videoconferência?

O WhatsApp possui alguns concorrentes quando o assunto é chamada de vídeo. Entre as opções com funções extras, é possível citar HouseParty, Skype, Hangouts, Zoom e Microsoft Teams. Os apps, próprios para videoconferênc

... ia, permitem chamadas com até 300 usuários, como é o caso do Microsoft Teams. Além disso, alguns aplicativos possuem ferramentas que possibilitam o compartilhamento de arquivos, textos ou apresentações.

O Hangouts, por exemplo, permite que os usuários mesclem vídeo com slides, opção que pode ser muito útil para professores que oferecem aulas online. Já o Skype permite que o usuário desfoque a tela de fundo durante uma chamada de vídeo e ative legendas.

Videoconferência WhatsApp: como fazer chamada de vídeo? Veja no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.