Para desenhar em Gartic com mais facilidade, o jogador pode seguir algumas dicas. O game grátis desafia a pessoa a fazer boas ilustrações para ganhar pontos nas partidas. Na disputa, o usuário recebe pontos quando adivinha o desenho de outros participantes e quando outros gamers decifram a sua figura. O jogo ganhou muita popularidade recentemente devido à quarentena pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e se tornou um dos apps mais baixados para smartphones.

Confira, no tutorial a seguir, algumas dicas para desenhar melhor no Gartic. Vale lembrar que é possível fazer o download gratuito em celulares Android e iOS (iPhone), ou jogar pelo PC.

Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Regras

É importante ressaltar que Gartic tem algumas regras contra o uso de letras, números e sinais nos desenhos. O jogador precisa transmitir a ideia da palavra sorteada apenas por meio de sua ilustração. Muitos usuários tentam violar as regras e é possível denunciá-los com o botão "Denunciar desenho". Só é permitido usar "X" para negar algo na arte ou uma seta para indicar qual parte simboliza a palavra.

O primeiro jogador que acertar o desenho ganha 10 pontos, o segundo nove e assim por diante. O desenhista ganha 11 pontos pelo primeiro acerto e depois dois pontos por cada jogador que decifre a arte.

Saiba mais: veja ferramentas para trabalhar de casa no isolamento

1. Forma é mais importante que cor

Boa parte dos jogadores de Gartic foca-se na forma dos objetos em vez de suas cores para tentar desvendar qual o objeto, normalmente porque a forma é a primeira informação que recebem. Mesmo que o usuário invista um bom tempo do desenho ao colorir sua obra para que fique mais fácil compreendê-la, os palpites ainda serão mais voltados para a forma do desenho.

2. Mantenha a escala do objeto

A forma de um objeto é tão importante quanto o seu tamanho. A quantidade de tela utilizada determina também a grandeza das respostas. Se o jogador desenhar uma pedra que ocupe grande parte do display, os palpites provavelmente falam de coisas grandes, como uma montanha. Pode parecer boa ideia desenhar outros objetos para auxiliar com a escala, porém eles acabam por roubar a atenção da ilustração original.

3. A informação viaja aos poucos

Um fator importante ao jogar um game multiplayer é entender que os dados são transmitidos por meio da Internet e, por isso, não chegam imediatamente para todos os usuários. Muitas vezes a informação do desenhista demora a chegar. Um objeto pode parecer indecifrável até que subitamente vários movimentos em sequência são realizados quando os dados são passados. No entanto, às vezes um desenhista pode sair da partida durante sua vez e deixar um trabalho incompleto sem que jogadores percebam que ele saiu.

4. Desenhar em duas etapas

Uma boa estratégia para garantir o máximo de acertos no seu turno como desenhista é pensar no desenho em duas etapas. Por exemplo, desenhar uma lupa de frente na primeira etapa é bastante intuitivo, porém alguém pode não perceber que se trata de uma lupa pela aparência. É mais difícil explicar a função da lupa de ampliar imagens por uma visão frontal.

Ao desenhar a "primeira etapa" pense em como poderia explicar melhor o objeto na segunda etapa para quem não compreendeu. Uma garrafa de óleo pode parecer uma garrafa de suco ou refrigerante, porém se ele for despejado em uma frigideira na segunda etapa, fica mais fácil desvendar. Evite fazer dois desenhos do mesmo objeto de ângulos diferentes, pois causa certa confusão.

5. Dese

... nhos compostos

Algumas palavras são difíceis de explicar por uma única ilustração, porém é possível combinar dois desenhos para formar uma palavra. Um exemplo simples seria "Pão doce", o qual seria difícil de desenhar com um nível satisfatório de detalhes a ponto de se adivinhar. Porém, ao combinar desenhos de pão e um doce, facilmente a charada é resolvida. Não é permitido, entretanto, o uso do sinal "+", utilizado na imagem abaixo, porém setas podem ser usadas para indicar uma ligação.

6. Sempre comece pelo objeto mais relevante

O primeiro objeto a ser desenhado deve ser sempre o mais importante da ilustração. Ao terminar um objeto e começar outro que ajude no entendimento, normalmente os palpites movem-se para a segunda figura enquanto ignoram a primeira. Neste caso, o jogador também pode utilizar setas, ou círculos, para destacar qual parte do desenho representa a palavra sorteada.

7. Mudar o tamanho do lápis

O lápis inicialmente atribuído ao jogador em Gartic é bem grosso e muitas vezes atrapalha para adicionar detalhes ao desenho. É possível reduzir a espessura do lápis, porém não é recomendado diminuir demais, pois pode prejudicar a visualização. O lápis bem fino ainda pode ser usado em certas situações como representações de linhas ou cabelo. Ao lado do controle de espessura, há também uma barra para controlar a opacidade das cores, porém isso não ajuda tanto para desenhar.

8. Usar ferramentas para apagar e desfazer

O desenhista tem algumas ferramentas úteis em Gartic que ficam um pouco escondidas, mas podem ser acessadas ao tocar no botão do lápis. As melhores são a borracha para apagar traços indesejados e um botão "Desfazer" para voltar atrás em algum erro. Há também outras não tão essenciais, como desenhar retas e a ferramenta de balde de tinta – que não vale muito a pena, porque costuma pintar mais do que o usuário pretende.

Qual o melhor app que você tem no seu celular? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.